segunda-feira, 21 de agosto de 2017

200 ANOS DA VIAGEM DE HENRY KOSTER PELO RN - LANÇAMENTO




SERÁ NO DIA 05 DE SETEMBRO (uma terça-feira) ÀS 11:00h NA COOPERATIVA CULTURAL, NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO CAMPUS DA UFRN

Abraços e até breve!

Flávio Gameleira

________________________________________________________________________________________

Texto da contracapa do livro(sinopse)
"200 ANOS DA VIAGEM DE HENRY KOSTER PELO RN"

             Em 1809, ano seguinte ao da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o inglês Henry Koster partiu de Liverpool, Inglaterra, a bordo do navio Lucy, para aportar na cidade do Recife. No ano seguinte, Koster viajou a cavalo desde Pernambuco até o Ceará, e em 1816 apresentou ao mundo o livro Travels in Brazil, com relatos de diversos aspectos do Nordeste brasileiro e seus habitantes.
Traduzido pelo potiguar Luís da Câmara Cascudo, em 1942, como “Viagem ao Nordeste do Brasil”, o livro é um verdadeiro documento histórico, antropológico, ambiental e cultural que completou 200 anos de sua primeira edição no ano de 2016. Em terras potiguares, Koster foi recebido por André de Albuquerque Maranhão, que viria a ser o líder da Revolução de 1817 no RN; visitou os pais da futura educadora e escritora Nísia Floresta; teve dificuldades para transpor as dunas; seguiu o curso do Rio Ceará-Mirim em direção ao Sertão; anotou as características de um vaqueiro nordestino; elogiou a fertilidade das margens da Lagoa do Piató; quase brigou em Mossoró; se encantou com o mar em Tibau. Uma viagem épica repleta de observações e comentários sobre os mais diversos temas, em uma agradável linguagem.
            Neste contexto, o leitor é convidado a embarcar por uma releitura atual do caminho de Koster pelo RN. A equipe multidisciplinar do Projeto K200 percorreu a rota descrita pelo viajante inglês em sua obra bicentenária, sempre com base nos relatos do livro original e com a participação de pessoas ligadas à cultura e às tradições potiguares. Mais que um simples diário de viagem, é aqui apresentado um relato comparativo enriquecido por citações de diversos autores, entre os quais Manoel Ferreira Nobre, Augusto Tavares de Lyra, Luís da Câmara Cascudo e Mário de Andrade.
Henry Koster viajou em meio aos biomas Mata Atlântica e Caatinga, conviveu com a seca e seus efeitos, visualizou a diversidade das paisagens do RN. Nesta obra repleta de comparações, o leitor é também presenteado com comentários sobre questões relativas ao meio ambiente, as quais perpassam todo o livro, além de conteúdo extra com crônicas, mapas e fotografias. Trata-se de uma publicação que valoriza a história e a cultura do Rio Grande do Norte e abre espaço para outros trabalhos sobre os temas abordados.
Boa viagem!



Parabéns, Flávio Gameleira! Muito sucesso.

Nenhum comentário: