sábado, 23 de janeiro de 2016

QUINTA LITERÁRIA COM DIULINDA GARCIA, PEDRO LINS NETO E JOSEH GARCIA NA NOBEL

JOSEH GARCIA; PEDRO LINS NETO; DIULINDA GARCIA, LÚCIA HELENA PEREIRA



A Quinta Literária na Livraria Nobel da Av. Salgado Filho em Natal, Brasil, no dia 21 de janeiro de 2016 em parceria com a União Brasileira de Escritores do Rio Grande do  Norte recebeu o escritor estreante em ficção Dr. Joseh Garcia com sua obra "A mulher que não recebeu flores"; o escritor memorialista, ensaísta, pesquisador Dr. Pedro Lins Neto com sua "Maranduva" e a poeta, sensível e talentosa, Diulinda Garcia com seus tocantes poemas em "Rascunhos".
Para alegria dos presentes, a noite também recebeu a luz poética de Lúcia Helena Pereira, Poetisa das Flores, que retorna de um duro período de convalescença para felicidade de todos seus amigos e admiradores. O poeta e livreiro Aluízio Azevedo Junior leu seu poema "Até onde me levam as flores", motivo de emoção para a poeta e presentes.
Os escritores falaram sobre suas trajetórias desde  a infância e suas primeiras leituras e influências; dificuldades e facilitadores no mercado editorial; importância da era online para o escritor; distribuição e o difícil acesso ao leitor por falta de politicas públicas na formação destes. Deixaram registrado nos ouvintes a necessidade que todo escritor tem de ser lido e a dificuldade da obra chegar nessas preciosas mãos com mentes sedentas do mágico mundo da leitura. Leram trechos de suas produções literárias e  informaram sobre seus novos projetos. O debate foi muito rico em troca de experiências e vivências. O grande presente da noite foi o mergulho na vida e obra de tão grandes escribas brasileiros com seus estilos e peculiaridades marcantes, que torna de fundamental importância suas leituras para que se possa deleitar e enriquecer-se com o precioso acervo contido nas páginas de cada livro.
O debate teve a participação enriquecedora de Roberto Lima de Souza, José de Castro, Públio José, Marcos Medeiros, Sebastião D., Lúcia Helena Pereira com os autores.
Após o debate, o Presidente da UBE/RN, Eduardo Antônio Gosson, agradeceu e reafirmou a parceria com a Nobel. Oportunamente, José de Castro prestou homenagem ao escritor Moacir de Lucena de 103 anos, sócio da UBE/RN, que encerrou sua jornada no planeta terra e foi compor o brilho das estrelas, lendo seu poema na página 227 na Coletânea de Poemas UBE/RN 2015.
Aluízio Azevedo Junior encerrou com sua fala de agradecimentos e informes a encantadora noite literária e convidou os presentes para receberem seus autógrafos.

Joseh Garcia: - "...às vezes, os pensamentos são mais poderosos que Deus."


Pedro Lins Neto: - "Escrevo por uma necessidade enorme que tenho de escrever."


Diulinda Garcia: - "Tenho um carinho muito especial com cada palavra que escrevo."




 Mediação: Jania Souza
 Escritores: Eduardo Antônio Gosson, Presidente da UBE/RN; José de Castro, Conselho Fiscal; Marcos Medeiros, sócio; Rizolete Fernandes, Secretária Geral.
A partir da esquerda, escritor, músico, compositor, filósofo, Dr. Roberto Lima de Souza, presidiu a UBE/RN no biênio 2014-15; filho e esposa de Pedro Lins Neto; atrás o escritor Sebastião D. presença assídua na Quinta Literária.
 Cafezinho e pão de queijo do Café Barros, capitaneado pelo gourmet Airton Barros



Poeta Lúcia Helena Pereira recebe "Havana" autografado do autor Aluízio Azevedo Junior ao lado do editor Jânio.

Fizeram-se presentes ao evento os escritores jornalistas Nelson Patriota e Públio José; a psicóloga irmã de Aluízio; o canadense Alan Baiss.

Depoimentos:

José de Castro, escritor, poeta, ubeano: Foi uma QUINTA LITERÁRIA Ubeana da melhor qualidade, com mediação da poeta e vice-presidente da UBE/RN, Jania Souza Souza.... E com a presença do ex-presidente Roberto Lima de Souza e do atual presidente Eduardo Gosson. Os debates foram muito bons, verdadeiras aulas. Todos nós aprendemos muito. E foi muito bom conhecer a produção do escritor e tesoureiro da UBE, Pedro Lins, excelente pesquisador e escritor. E contar com a presença marcante da poeta Diulinda Garcia e do escritor Joseh Garcia (que autografou o seu livro para mim.... estou muito curioso para iniciar logo a leitura)... As Quintas Literárias sempre nos surpreeendem pela qualidade... Parabéns à Nobel, na pessoa do nosso anfitrião Aluísio Azevedo Júnior....



Lúcia Helena Pereira (facebook): NÃO TROCARIA A NOITE DE ONTEM, 21-01-16, DA PRIMEIRA QUINTA LITERÁRIA DO ANO NOVO, NA NOBEL DA AV, SALGADO FILHO, POR NADA NO MUNDO, PORQUE TIVE O GRANDE SORTILÉGIO DE CONHECER "A MULHER QUE NUNCA RECEBEU FLORES", DESSE JOVEM ARTISTA CIDADÃO DO MUNDO - JOSEH GARCIA.
UM LIVRO QUE ACONSELHO, SEJA ESTUDADO EM SUA MAGNITUDE LITERÁRIA E ABUNDÂNCIA DE CRIATIVIDADE E EMOÇÕES.
TALVEZ POR SER UM ARTISTA DA MÚSICA COM TANTOS TALENTOS, SOBRA NO JOVEM UMA ALMA INTEIRAMENTE ABERTA ÀS CONFISSÕES, OBVIAMENTE EXPOSTAS EM BELAS METÁFORAS.

BEM HAJA! BEM HAJA A ESSE MOÇO BONITO, EDUCADO E MUITO FINO, QUE ESCOLHEU ENTRE AS DIVERSAS MARIAS DA VIDA, UMA MARIA DAS DORES IMPREGNADA DE HISTÓRIAS ENCANTADORAS.
PARABÉNS, MENINO, É POR ESSA TRILHA QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR SEMPRE O AMOR E A FELICIDADE,



Lúcia Helena Pereira, poeta, escritora, ubeana: - "O LIVREIRO ALUÍSIO AZEVEDO JÚNIOR, ONTEM DE NOITE, NA QUINTA LITERÁRIA NA NOBEL DA AV. SALGADO FILHO, GENTILMENTE ME DEU DOIS BELOS PRESENTES: SEU LIVRO "HAVANA" DEVIDAMENTE AUTOGRAFADO E FEZ-ME UMA RICA HOMENAGEM DECLAMANDO MEU POEMA LINDAMENTE, "ATÉ ONDE ME LEVEM AS FLORES",
NOITE MÁGICA DE POESIA E REENCONTROS COM DIULINDA GARCIA, PEDRO LINS, JOSEH GARCIA, JOSÉ DE CASTRO, JANIA SOUZA, ROBERTO LIMA DE SOUZA, EDUARDO GOSSON (UBE/RN) E OUTROS DA POESIA.
HAVANA É UM LIVRO BOM DE LER, TEM PREFÁCIO SABOROSO DE MANUEL ONOFRE,, CAPÍTULOS FASCINANTES SOBRE TANTAS SUPERSTIÇÕES, CRENDICES,
EM METÁFORAS FABULOSAS.

NEM DE LONGE É A HAVANA DE CUBA.
VÃO À NOBEL, TEM UM CAFÉ DELICIOSO, MESINHAS PARA O LEITOR, AMBIENTE AGRADÁVEL, UM LUXO".



fotos
acervo da nobel

Um comentário:

Joseh Garcia disse...

Foi um enorme prazer e honra de participar de evento tão rico de trocas de idéias e de inspirações. Foi uma grande alegria estar com escritores e poetas tão talentosos: Pedro Lins, Diulinda Garcia, Lúcia Helena, José de Castro, Roberto Lima, Eduardo Gosson, Marcos Medeiros e tantos outros.
Jânia Souza, parabéns pelo seu trabalho em conduzir esta noite com tamanha graça. Grato pelo convite.
Grato também a Nobel ( em especial a Aluisio) pelo espaço dedicado à nossa literatura.
Que a Quinta Literária continue bela e forte, em plena expansão!