segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ANNA MARIA CASCUDO BARRETO, A DAMA DA LITERATURA POTIGUAR POR JANIA SOUZA

FOTO: ANNA MARIA CASCUDO BARRETO - INSTITUTO LUDOVICUS


     Estive viajando. Cheguei hoje e fui trabalhar. O escritor e poeta Eduardo Gosson esteve comigo e deu-me a triste notícia da partida da Dama da Literatura Potiguar. Meu coração ficou apertado. Havia um nó em minha garganta.
   Querida Ana Maria, tens minha eterna admiração e carinho. Aqui, foste o mais delicado lírio. Perfumaste com tua "finesse" e sensibilidade as letras potiguares. Deixaste pegadas de amor no livro da praia que espera os curiosos a sombra dos coqueiros para se revelar com carinho.
     Em nossos corações fica a saudade do teu sorriso acolhedor e iluminado, que foi se juntar a estrela maior da literatura potiguar, teu amado pai Câmara Cascudo, cujo nome zelaste para que permaneça permanentemente na memória do povo.
   Ó bela e suave gazela, continues teu suave e elegante caminhar entre as estrelas e com tua ternura, envies doces segredos nas pétalas das flores de laranjeira para deliciar os dias dos que ficam entre teus retratos e escritos, legados habitantes do Instituto Ludovicus.
   Fico com nossos breves e agradáveis papos na Academia Norteriograndense de Letras ou no Memorial da Justiça, enquanto aguardávamos o início de quorum para a reunião da União Brasileira de Escritores.
    Falavas de assuntos diversos, porém as lembranças coloridas faziam teus olhos brilharem e levavam-me a lugares encantados da tua afetividade.
    Gostavas da alegria, com a qual te ataviavas e em tua boca sempre havia uma palavra de entusiasmo, esperança e coragem. Dizias-me que não gostavas de negativismos e preferias companhias positivas, de seres de bem com a dádiva da vida.
       Amiga, boa viagem.
      Sei que já encontraste teus amados e corres feliz pelos campos verdes. És guiada mansamente pelas águas tranquilas segurando a mão do Bom Pastor.
      Saudades! Todos sentiremos. Dói. Dói muito. Mas sabemos que agora estás feliz pertinho dos teus amados: Camilo, Papai, Mamãe e todos que levaste no coração.
    Para você, a poesia das rosas hidratadas por uma tímida lágrima de despedida com o sorriso cúmplice da amizade.
      Nosso aplauso à essa mulher corajosa, guerreira, ousada, elegante no corpo e na alma que soube com seus passos escrever uma história digna e exemplar para a nação brasileira.
     Vás em paz, Dama da Literatura Potiguar, legaste-nos um enorme tesouro, a certeza de que tudo se pode, tudo se consegue, desde que seja feito simplesmente com a essência do amor.

Beijos.


Nenhum comentário: