sábado, 6 de dezembro de 2014

DIA DO LAÇO BRANCO - 06/12, DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER





Sou muito abençoada!!!... Acredito. Pois nesses meus anos de jornada sobre esse solo complexo com suas relações controversas, sempre fui respeitada.
Sei que a grande maioria dos seres: crianças, mulheres, adolescentes, anciões, negros, pobres, indigentes, pessoas que fogem ao esteriótipo comum, animais e meio ambiente são violados em suas condições de vida. As minorias são as mais violadas em seus direitos. O poder sobrepõem-se em todas as situações de conflito. O diálogo é a única forma de evitar, muitas vezes, desfechos dramáticos, horripilantes, em muitas situações caóticas.
Até hoje, consegui fazer enfrentamento em situações conflitantes, porque com a experiência, descobri a necessidade também de pacificar meu espírito e desarmá-lo para poder seguir em frente e encontrar a paz, que conduz a felicidade através da relação maior com o Criador do universo.
Não estamos sós. Mas necessitamos compreender profundamente esse fato e exercitar essa experiência de amor, confiança e fé na Força Suprema que não nos abandonou nesse planeta que nos abriga.
Minha vida pauta-se nos ensinamentos do Mestre. Razão da minha alegria e felicidade.
Tribulações veem, mas passam.
Esqueço-as.
Vivo o presente e a felicidade de existir e coabitar com todos vocês.
A vida é um presente.
A gratidão é o reconhecimento e agradecimento pelo dom da existência com a riqueza da experiência fluída ao longo do caminho.

Neste dia do Laço Branco, só tenho a agradecer. Mas também desejo compartilhar nossa luta pelas minorias que não tem o mesmo privilégio que nós. Principalmente as mulheres, sempre violadas em sua condição de fragilidade pelo poder da força masculina.

Aqui em Natal/RN, quando foi implantada a primeira Delegacia da Mulher, a Delegada Dra. Rossana Pinheiro implantou o Projeto de Combate à Violência Contra a Mulher. Sua finalidade consistia na prevenção a essa violência através de palestra em comunidades, escolas, bairros onde se ouviam depoimentos e prestava-se assistência de acordo com cada caso específico. A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN foi convidada para atuar em parceria na parte cultural e trabalhamos juntos por mais de cinco anos.

Para essa parceria, escrevi "Alicerce do Mundo" primeiro poema autoral que decorei para declamação. Quando o apresentei pela primeira vez, li-o no Centro Comunitário de Mãe Luíza no largo da igreja do bairro, quando o pároco era Padre Sabino Gentille muito ligado aos Direitos Humanos. Na ocasião, da reunião, ele não pode participar, pois estava em outro trabalho, mas deu apoio para a concretude do evento. Houve palestras da delegada, assistente social, música, poesia, depoimentos.

Em homenagem a esse importantíssimo projeto para as mulheres potiguares e pela erradicação da violência contra a mulher no mundo inteiro, ponho o meu Laço Branco e deixou para vocês "Alicerce do Mundo" que me fez escrever outros poemas sobre a mulher e acredito que outros virão, pois nada está concluído sobre a terra.


ALICERCE DO MUNDO

Jania Souza, Natal/RN


Sou mulher!
Preciso de amor.

Não manches meu corpo
Não desfolhes meus sentidos
Não dilaceres meu coração.
Não despedaces meu ser.

Não violentes a sereia
que sonha... que deseja... que ama...
que reparte e que se dar por inteira
trocando insultos por migalhas de amor.

Não machuques, não maltrates
esquartejando meu espírito magoado
capenga, esfacelado, maltrapilho
fantasiando o real num pranto doído.

Sou mulher!

Preciso de amor.
Muito amor!
Para erguer a cabeça
sonhar com muitos verões.
Para formar cidadãos
construir o amanhã.

Preciso de cabeça, corpo, membros.

Preciso do meu espírito altaneiro.
Pois, de mim, depende o amor
que faz a paz brotar
no imenso jardim florido
da harmonia universal.

Sou mulher!

Construo esse imenso mundo.

Sou responsável por mim.
Sou responsável por você.
Sou responsável pelo elo de união
que faz progredir uma nação.

Assim, denuncio o desamor

para provar meu amor!

Nenhum comentário: