quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MENSAGENS POÉTICAS, EDIÇÃO DO POETA POTIGUAR ADEMAR MACEDO

Fazendo uma Miscelânea de Todas as Idéias...

SAIU MAIS OU MENOS ASSIM:



<<< Uma Trova do Nacional >>>

Luto por meus ideais,

com audácia entre os abalos,

que não abalam jamais

a esperança de alcançá-los!

(Wanda de Paula Mourthé/MG)





<<< Uma Trova Potiguar >>>

No Brasil fez-se imponente

uma saudável mistura,

desse povo tão valente

formou-se a nossa cultura.

(Hélio Alexandre/RN)





<<< Uma Trova Premiada >>>

2008 > Ribeirão Preto/SP

Tema > SANTOS REIS > 4º Lugar

Em janeiro, dia seis,

Gaspar, Melquior, Baltazar

representam Santos Reis

no festejo popular!

(Maria da C. Fagundes/PR)





<<< Simplesmente Poesia >>>

VERBO ENCARNADO.



– Walter de Oliveira/PB –



O Verbo mais conjugado

Não é verbo nem sujeito:

Falo do Verbo Encarnado

No tempo mais que perfeito.



Assim foi no seu passado,

Verbo puro sem defeito,

O mais nobre predicado,

No mais sagrado conceito.



E o Verbo se fez homem.

Espero que todos tomem

Sua vida como exemplo



E habitou entre nós

Eu e Ele, tu e vós

E todos nós como templo.





<<< Uma Trova de Ademar >>>

Emigrante e peregrino,

eis como me vejo agora,

sem lar, sem paz, sem destino,

sofrendo de mundo afora!

(Ademar Macedo/RN)





...E Suas Trovas Ficaram:

Felicidade... Quem sabe

dizer tudo que ela seja?

É tão grande e, às vezes, cabe

num “sim” que a gente deseja.

(Carlos Guimarães/RJ)





<<< Estrofe do Dia >>>

A trova ou qualquer poema
requerem talento, o dom;
se o poeta é mesmo bom,
da clara ele tira a gema,
Q.I. nunca foi problema.
E, pra dar maior sabor
ao seu mote inquiridor,
devolvo a batata quente:
"Basta ser inteligente
para ser bom trovador?"

(José Ouverney/SP)





<<< Soneto do Dia >>>

LAMBENDO O CHÃO.



– Francisco Macedo/RN –



O homem sobre a calçada, chão imundo,

se não de sangue, mas, é meu irmão,

não sei qual o motivo, qual razão,

dele ser, hoje, um pária deste mundo.



Eu paro, olho, reflito num segundo:

- Eu poderia estar “lambendo o chão”!,

{ter igual ou pior situação...}

- Por ele o meu respeito mais profundo!



O que outros pensam dele, pouco importa,

o que ele faz, ou como se comporta,

seus problemas, talvez, que fossem meus.



Se nada faço para socorrê-lo,

pelo menos eu posso compreendê-lo:

Somos todos iguais perante Deus.

Nenhum comentário: