terça-feira, 2 de novembro de 2010

POETA PAULO VARELA LANÇA "ESSES CAUSO EU SÓ CONTO PRA VOCÊ"

Foto: blog www.cidadedospoetas.blogspot.com
O Mestre Paulo Varela lançou sexta-feira passada (29/10/10) na Livraria Poty Livros da Avenida Senador Salgado Filho (onde funcionou a AS Livros) a partir das 19h, o livro "Esses Causo Eu só Conto pra Você" de sua autoria.

A obra reúne 13 poemas na estrutura de Literatura de Cordel, publicadas anteriormente e em folheto com ilustrações de Braga Santos.

Paulo Varela declamou acompanhado de seu filho para deleite dos convidados que foram prestigiar o artista que tem um enorme fã clube em terras potiguares.

Atualmente, o artista inaugurou espaço cultural na zona norte da cidade que reúne por apresentação mais de duzentas pessoas entre o público.

Sua esposa, que é artesã, expõe suas obras e Paulo Varela encanta a assistência com seus poemas matutos.

Sua versatilidade já o levou por duas ocasiões distintas ao programa global de Jô Soares em rede nacional.

Nosso cumprimento a esse poeta que vive exclusivamente da sua arte, demonstrando que é possível se viver de um labor prazeroso.

Muito sucesso ao guerreiro das letras vindo da terra dos poetas, Açu.


Por Jania Souza

***

FONTE: XEQUE MATE TV UNIVERSITÁRIA

"Natural de Assú, cidade do oeste potiguar, Paulo Varela desde cedo já indicava a sua vertente artística. Mas foi somente em 1999 que o poeta, aos 35 anos,resolveu se dedicar de maneira exclusiva ao ofício,depois de muitos anos no serviço público.Começou contando “causos” na Praça de Assú, entretanto diante das dificuldades e falta de incentivo, mudou-se para Natal.
Juntamente com outros 26 artistas de todo o país, recebeu do Ministro da Cultura o título de Mestre da cultura popular brasileira, que não veio acompanhado do merecido reconhecimento. O poeta reclama da falta de incentivo do governo do estado, além de denunciar que o descaso é tão grande que a Fundação José Augusto o deve cerca de seis mil reais de um trabalho realizado em 2008.
Todavia, na contramão da falta de incentivo e de reconhecimento, Paulo Varela tem dois CD´s gravados, um livro a ser publicado, uma média de 15 eventos ao ano, parte deles em outros países, além de criar e coordenar o primeiro centro de Tradições Culturais do estado. “Tudo sem apoio do poder público” ressalta o poeta. Sobre desistir diante das dificuldades, ele responde: “Não, porque a arte tá no sangue e eu não preciso deles (governo) pra nada”.
Postado por Equipe de Assessoria às 5:53 PM "

2 comentários:

Pemas matutos de Olliver Brasil | acangaia disse...

Olá Querida jania,bom dia sou poeta e escritor(a caminho da minha primeira publicação 'livro' ) sou autor de cordéis e meio potiguar (risos) amei seu blog e gostaria de externar a alegria de ver o artigo sobre o mestre Paulo Varela. sei que para ti é mais facil ter contato com o mesmo portanto fineza passar meu e-mail ao poeta Paulo varela e dizer-lhe que Olliver Brasil gostaria de presentea-lo com a criação de um site oficial.como diz o Jessier"tem matuto pra tudo!" e ainda sobra um pra criar sites!! meu e-mail é traco_pcv@hotmail.com e o nosso blog http://olliverbrasi.blogspot.com

Pemas matutos de Olliver Brasil | acangaia disse...

Espero não está sendo inconveniente.