sábado, 13 de novembro de 2010

CORDEL NO SHOPPING SOB A BATUTA DO POETA HÉLIO GOMES SOARES

Ilustres presenças literárias presentes ao evento









Banner do Projeto BEM-TI-VI e poetas organizadores da empolgante Noite de Cordel no Shopping






Platéia




Cordelista e empreendedor do mercado livreiro, Abaeté, entre parceiros literários








Xilogravurista Erick e sua musa








Convidados de Shirlia








Poeta e professora Shilia fala e autografa para seu público infantil









Organizador do evento, poeta Hélio Soares faz a abertura das atividades apresentando a programação da noite








Primeiros momentos das atividades












Poeta Hélio Soares, Escritor e cantador Izaias e Shilia









A noite do cordel na Livraria Siciliano foi bastante concorrida com presenças de poetas, escritores, imprensa para deleitarem-se com lançamentos, declamações, causos, música, palestra. As crianças apreciarem os livros infantis em estilo de cordel com belas ilustrações.
A poeta e professora Sirlia Sousa de Lima autografou a obra "A Minha Amiga Lunga" e presenteou-me com cordel produzido e ilustrado por seus alunos (capa de Ana Beatriz de 6 anos; Eduardo; Evelyn; Tauane; Robson; Ana Beatriz; Rakel; William; Victor Lorran; Julio; Eduarda; Maria Rita; Gabrilley) sob o título: "O Encato do Jardim Florido". A escritora Sírlia é mestranda da UFRN em Educação Infantil e idealizadora do Projeto Bem-te-vi, inspirando leitores e promovendo talentos da Literatura de Cordel.
Recebi os folhetos dos cordelistas Wanderley de Azevedo (ÁGUA, A Mãe do Mundo, ilustrado por Braga Santos) e, do POETA HEGOS, GRINGO, O FORASTEIRO com capa de Negos.
Hegos é o pseudônimo de Hélio Gomes Soares idealizador e executor do Cordel no Shopping toda segunda quinta-feira de cada mês a partir das 19h no auditório da Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall. Além de poeta cordelista, seu currículo acadêmico é riquíssimo: arquiteto, administrador, Especialização em Educação Holística e Qualidade de Vida e, também, especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental, pela UFRN. Atualmente, aluno de Ciências da Religião pela UERN.
Encontravam-se, dentre outros nomes da literatura potiguar, os poetas SPVA/RN (Arlete Santos, Américo Pita, Jania Souza); Paulo Varela da Cidade do Cordel; Bonfim; Mané Beradeiro; Izaias (lançando seu livro infantil apresentado com sua voz e violão); Abaeté da Casa do Cordel e seu filho Erick acompanhado da esposa. O pesquisador Gutemberg Costa e a poeta radialista que conduziu com eficiência poética a agradável noite dedicada a poesia de cordel e a reflexão sobre sua influência na Literatura e nos leitores.
O blog cumprimenta a iniciativa que se solidifica a cada nova edição.



Nenhum comentário: