domingo, 23 de maio de 2010

PALABRAS EN EL MUNDO NA CIRANDA POÉTICA DE 22/05/2010

ANTOLOGIA LITERÁRIA SPVA/RN, PRESENTE AO "PALABRAS EN EL MUNDO" - A PALAVRA DOS POETAS E ESCRITORES SPVA/RN PARTICIPANTES DO QUARTO VOLUME

POEMA "PAZ" DA AUTORIA DE JANIA SOUZA, TEXTO DA OBRA "RUA DESCALÇA" LANÇADO EM OUTUBRO DE 2007 EM NATAL/RN - BRASIL - PRODUZIDO PELA EDIÇÕES BAGAÇO/RE


OBRA RUA DESCALÇA



POETA AUZÊH FREITAS

POETA XICO SERIDÓ

POETA ZENILDO CÉSAR

POETISA DOS VENTOS - DETH HAAK - EMBAIXADORA DA PAZ POR GENEBRA

JANIA SOUZA LER MÁRIO MOUZINHO - REDINHA-NAMORADA NO PALABRAS EN EL MUNDO

JANIA SOUZA LER POEMA "TROGLODITA" DO GRANDE POETA HILTON DA CRUZ GOUVEIA EM SEU ANIVERSÁRIO DE 01 ANO DE PASSAMENTO, NO MESMO HORÁRIO DA MISSA REALIZADA EM SUA MEMÓRIA. JANIA COMUNICOU A IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECER A HOMENAGEM EM VIRTUDE DA ORGANIZAÇÃO DO PALABRAS EN EL MUNDO, CONTUDO INFORMOU A VIÚVA, SENHORA RINAURA GOUVEIA, QUE SERIA REALIZADA A PARTICIPAÇÃO "IN MEMORIUM" DO POETA NO EVENTO. A MISSA FOI CELEBRADA NA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM MORRO BRANCO.

AOS FAMILIARES DO GRANDE POETA, QUE TANTAS SAUDADES DEIXOU COM A ETERNIDADE DA SUA PALAVRA, O CARINHO DE TODOS QUE FAZEM A SPVA/RN


PUBLICAÇÃO DO POETA EMMANOEL IOHANAN LANÇADO NA SPVA/RN NO MOMENTO DA PALABRA EN EL MUNDO E LIDO POR JANIA SOUZA COM APRESENTAÇÃO DE DETH HAAK


ZENILDO CÉSAR DECLAMA E LANÇA OPÚSCULO NO PALABRAS EN EL MUNDO


OPÚSCULO DO JOVEM POETA ZENILDO CÉSAR:
APRENDIZ DE INSPIRAÇÕES E QUEDAS
LANÇADO NO PALABRAS EN EL MUNDO

NA CIRANDA POÉTICA DE 22/0/2010 COM DECLAMAÇÃO DO PRÓPRIO AUTOR


POETA EMMANOEL IOHANAN FAZ PRESENÇA COM SEU POEMA:

PEDOFILIA... NÃO! FAÇA BONITO
ESCRITO PARA A SEMANA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E PATROCINADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL


POETA PEDRO BANDEIRA LINDO PELA POETISA DOS VENTOS EM PALABRAS EN EL MUNDO




A POETISA DOS VENTOS DANDO SUA CONTRIBUIÇÃO À PALAVRA NO MUNDO


DETH HAAK, A POETISA DOS VENTOS EM PERFORMANCE

AUZÊH FREITAS DECLAMA COM ÊNFASE O SENTIDO DA PALAVRA E OUTROS POEMAS DE SUA AUTORIA

XICO SERIDÓ CANTA A PALAVRA


“PALABRAS EN EL MUNDO”

Ocorreu nesse sábado passado, 22/05/2010, na Escola Estadual Winston Churchill, numa promoção da SPVA/RN – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN em parceria com o grupo organizador internacional. Neste ano, o evento Palabras en El Mundo , será de 20 a 25 de maio. Já nos inscrevemos, com e-mail para Gabriel Impaglione Argentina) , Tito Alvarado (Canadá) e Alex Pausides (Cuba) e a SPVA/RN realizou sua participação na Ciranda Poética cumprindo o estabelecido em sua inscrição.
O convite foi encaminhado pela escritora e poeta Clevane Pessoa, organizadora do evento em Belo Horizonte/MG.
A abertura da Ciranda Poética foi realizada por Jania Souza, organizadora desse momento dentro das atividades da SPVA/RN, por solicitação da Presidente da entidade, poeta Geralda Efigênia, que se encontrava em viagem de trabalho pela Secretaria de Educação do Estado do RN.
Jania Souza falou da importância do movimento e da participação da instituição cultural na esfera internacional, comungando o pensamento, o trabalho e a atitude dos seus sócios na luta por uma sociedade onde a paz esteja inserida como bandeira de bem estar, qualidade de vida e harmonia social, para preservação da sociedade humana dentro de um ecosistema equilibrado e em sinergia com todos os envolvidos na coexistência universal.
Ressaltou em versos o verdadeiro valor da PALAVRA que tudo transforma, por ser o verbo do AMOR construtor da PAZ UNIVERSAL. Aos poetas, escritores e demais militantes das artes cabe a responsabilidade de conduzirem esta palavra sobre a terra como a própria voz do mundo. Palavras jamais são destituídas de sentido. Palavra é a única ferramenta da mensagem messiânica, a mensagem de vida e preservação entre os indivíduos, entre os povos, entre as nações, derrubando as muralhas, os grilhões, as masmorras da intolerância, do ódio, da inveja, da ganância e de todas as suas conseqüências nefastas: homicídios, conflitos, guerras, extermínios, varredura da carne humana e da natureza da face do globo terrestre.
Eis a grande razão do MOVIMENTO – “PALABRAS EN EL MUNDO”, a necessidade do darem-se as mãos e proferirem as palavras com a responsabilidade do sentido dessas palavras para um mundo destituído de cargas negativas que coíbem o relacionamento dos seres vivos sobre a terra. Unam-se as palavras em uma só voz. É preciso que haja a construção real e material de uma cultura de paz em nosso planeta.
A Jania sucederam-se poetas com suas declamações, leituras, mensagens e músicas. Xico Seridó encantou com seu cancioneiro e apresentou também a música de sua autoria “Palavras”. Auzêh Freitas declamou e improvisou também poesias sobre a Palavra. A Poetisa dos Ventos, Deth Haak, Embaixadora Universal da Paz, lembrou que a Ciranda Poética estava abrindo a participação da SPVA/RN na programação em Natal pelo Movimento PALAVRAS EN EL MUNDO, pois, na próxima segunda-feira, na Câmara dos Vereadores de Natal, em audiência pública sobre violência e desrespeito à criança na cidade através do mandato da vereadora Adriana Arruda, haverá continuidade da programação, seguida de passeata silenciosa com velas acesas na Vila de Ponta Negra às 16h do dia 24/05/2010. O poeta Pedro Grilo Neto levou seu apoio com sua retórica, mas necessitou ausentar-se antes da conclusão das atividades.
No evento, foi lido o poema TROGLODITAS, do poeta trovador Hilton da Cruz Gouveia, cuja missa de encantamento de um ano foi realizada nesta mesma data na Igreja Sagrado Coração de Jesus e fez-se presente à Ciranda Poética através da sua imortal palavra. Também foi lido o poema Redinha – Namorada do poeta Mário Mousinho, também falecido, demonstrando a eternidade da palavra.
Foi um momento magnífico de pura reflexão e unidade em prol da PALAVRA e sua importância na construção e reconstrução da sociedade humana atual que se encontra em barco a deriva no oceano da violência, incompreensão, egoísmo, ódio, ganância, minando os frágeis elos da convivência e diplomacia humana.
A esperança para a humanidade reside literalmente no seio da PALAVRA, verbo da vida.
Aos participantes o carinho da SPVA/RN, irmanada a todos os órgãos espalhados pelo mundo que lutam pela essência da PALAVRA. E, obrigada aos fundadores do Movimento PALABRA EN EL MUNDO pela oportunidade de confraternização universal em torno de tema vital à coexistência humana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jânia querida, tive o prazer de compartilhar com Deth Haak, sua linda explanação sob o evento Palavras En eL Mundo na ciranda Poética promovida pela SPVA-RN no ultimo sábado. Fiquei emocionada. Houvessem mais pessoas, poetas ou não, com o compromisso e humildade de compartilhar os atos do coletivo,como você fez dando conhecimento em seu bloger de todas ações importantes levadas a termo por pessoas comprometidas com a vida e a causa do outro( Tipo a PASSEATA tão bem lembrada que se fará realizar amanhã,(...eiiiita Poetisa dos Ventos marota, a bicha não para!!!!!)
É preciso urgentemente que a sensibilidade, a solidariedade, o altruísmo e o respeito sejam mais difundidos em nossas vidas, parabéns amiga , Deus te abençôe.
Jornalista e Poetisa Tania Pinheiro

POTYVERSANDO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
POTYVERSANDO disse...

Bênçãos Jânia! E assim vamos semeando palavras ou semens de bondade no solo arado da vontade!
Que a Paz brote em todos os quadrantes do Universo Poético e que a Unidade seja a máxima! Quanta generosidade Tânia Pinheiro, são leitores como você, que nos incentivam a caminhar sobre as letras para em versos plantar e plasmar no sonho, realizando a vontade do Criador . " Paz Na terra aos homens de Boa Vontade.

Ao encontro da Paz.


Pelas sombras que reluzem estrelas
Misturadas aos meus passos largos
A via- láctea tinge a noite e as janelas
Que sonâmbulas não refletem o Logus.

Eu que poeto, finde caos e as mazelas
Exoro as alamedas cantando em rogo
Ao altíssimo dissolver as tais querelas
E que arda a potestade assim ao fogo...

Consagre o planeta com adágio elevado
Pra que o Vento sopre luz na escuridão
E o amor seja nesta marcha exaltado!

Bem haja Paz no universo em comunhão
Terra e homem bradem ao ser santificado
Que o mundo ouça a necessária conversão!

Deth Haak
“A Poetisa dos Ventos
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do - RN
Cônsul Poeta Del Mundo - RN
Embaixadora Universal da Paz

Click aqui ou cole em seu navegador:http://notasversejadas.blogspot.com/2010/05/palavras-el-mundo.html