terça-feira, 6 de abril de 2010

POETA VALDECK DE ALMEIDA JESUS; CBL E OUTROS INFORMES POR DARLAN TUPINAMBÁ

segunda-feira, 8 de março de 2010
Jequieense estimula crianças promovendo contato com a literatura

Em concurso realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, tendo como padrinho e patrocinador o poeta e escritor jequieense Valdeck Almeida de Jesus [foto: de camiseta preta], foram selecionados poetas mirins para compor o livro "Abre a boca Calabar", com poemas que traduzem o olhar dos moradores, trazem a inocência e os sonhos das crianças do bairro.
A Bahia fervilha de poesia, artistas e alegria. Foi a alegria da criançada do bairro Calabar, em Salvador-BA, que contagiou o mecenas Valdeck Almeida de Jesus. Há cinco anos o poeta patrocina o Projeto Literário Valdeck Almeida de Jesus, o qual já publicou mais de 600 poetas do mundo inteiro, desde 2005.
Valdeck Almeida participa de vários projetos literários, dentre eles o Fala Escritor que reúne amantes da literatura e da arte uma vez por mês em um shopping de Salvador. O baiano já publicou oito livros, dois deles traduzidos para o inglês e tem poemas em mais de 60 antologias.
Lista dos participantes do livro “Abre a boca Calabar”:
Raiane Beirão Dantas (Calabar); Rafael Beirão Dantas (Calabar pra recitar); Joyce Regia Dias da Silva (Poesia); Tacila Cerqueira (Rap do Calabar); Janaina Bonfim dos Santos (Quem sou eu?); Marcos Vinicus (Calabar); Tainá Silva (Calabar); Raiala Bispo Nascimento (Raí, negra do Calabar); Wesley dos Santos Lopes (A flor); Nicolas Dias da Silva (O grilo); Rafaela Beirão Dantas (Poeta); Tayná Trigueiros Rodrigues (Essa negra); Nadson Almeida Beirão (Amor de mãe); Maria Luiza Lacerda (Anjo); Ester da Silva Moraes (Bailarina); Samuel da Silva Moraes (A praça); Kevin Carvalho dos Santos (O sapato do sapo); Cauam Roque Almeida dos Santos (A roda do carro); Isla Gabriele Santos de Oliveira (Medo); Amanda Beirão tem (Onde eu moro, Calabar se chama); Tamires Araujo (Negra eu sou); Maria do Carmo Abade Bento (O Calabar); Jussara dos Santos (Gente do Calabar); Talita Trigueiros Rodrigues (Negra do Calabar); Bruna Santos de Jesus (Calabar é minha vida); Luis Henrique Beirão Santos (Troca de presentes); Tarcisio Trigueiros Rodrigues (Menino pequenino); Rebeca Trigueiros Rodrigues dos Santos (O gatinho); Lucas Santos da Silva (O passarinho bonito); Ariana Santos Veloso de Jesus (Negro ou negra) e Milena Borges dos Santos (Calabar sou eu).
- Em 2003, o editor deste Blog, realizou o I Concurso Literário Jornalista Nery - Prosa e Poesia, realizado conjuntamente com professores e alunos do Colégio Estadual Navarro de Brito.VALDECK ALMEIDA DE JESUS, 43, jornalista, funcionário público, editor de livros e palestrante. Membro correspondente da Academia de Letras de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores. Embaixador Universal da Paz. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros, e participa de mais de 60 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 600 poetas.
Fonte: http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1850777
Postado por Wellington Gonçalves Nery* às 09:33 eucaliptos.jequitibas@gmail.com

Associados trazem contribuições para o RECOPIEm reunião realizada nesta manhã (06/04), associados lotaram o auditório da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para discutir a sistemática de controle do papel imune adotada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Portaria CAT 14), o RECOPI.Durante o evento, o departamento jurídico da CBL e os participantes debateram sobre algumas sugestões que deverão ser discutidas junto à Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ-SP) em conjunto com outras entidades de classe, ABIGRAF / SINDIGRAF, ANER E ABRO, que auxiliarão na adequação do sistema.
Vinte e seis editoras brasileiras participarão da Feira do Livro de Buenos AiresVinte e seis empresas representarão o Brasil na 36ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. Serão expostos 749 títulos, sendo, ao todo, 1.583 exemplares. O estande, organizado pela embaixada brasileira na capital argentina, tem como parceiros institucionais a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Apex-Brasil, por meio do projeto Brazilian Publishers, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A feira, que acontece de 21 de abril a 10 de maio, é considerada como uma das principais da América Latina. Em sua programação, serão desenvolvidas conferências, mesas redondas e bate-papos, além de variadas atividades para a família toda. Leia mais>>
Escola do Livro oferece curso sobre perfil atual do editor de livrosA Escola do Livro, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), organiza, em 28 de abril, das 9 às 13h, o curso "Profissão editor: papel e perfil de competência no mercado em transição". Com objetivo de debater o papel do editor como empresário, agente de cultura e profissional, e como esse papel deverá se transformar face ao novo cenário da indústria do livro e as novas competências que vêm sendo requeridas, a aula será ministrada pelo consultor de empresas, editor, autor e professor, José Antônio Rosa. Mais informações pelo e-mail escoladolivro@cbl.org.br ou telefone (11) 3069-1300.
Alunos e professores da rede pública de ensino serão beneficiados com 11,3 milhões de livrosA Secretaria de Estado da Educação investiu aproximadamente R$ 60 milhões na aquisição de 11,3 milhões de exemplares de gêneros como poesia, teatro e narrativa, destinados a estudantes e professores da rede pública de ensino. O objetivo do projeto é a valorização da leitura e o enriquecimento cultural das comunidades. Dos livros adquiridos, cerca de 5,7 milhões serão destinados a alunos do Ensino Fundamental, 4,9 milhões ao Ensino Médio e 700 mil a professores. A previsão é de que os livros comecem a ser distribuídos a partir de maio deste ano.
Missa de 7º dia de Emídio Teles de Carvalho acontece nesta quarta-feiraNesta quarta-feira (07), será realizada a missa de 7º dia de falecimento de Emídio Teles de Carvalho na igreja de São Bento, em Belo Horizonte. A missa está agendada para as 19h e o endereço da igreja é Rua José Batista Ribeiro, nº 155, no bairro São Bento.Emídio Teles de Carvalho é um dos fundadores da Livraria Leitura – que conta com lojas espalhadas pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, entre outros –, pertencente à rede Leitura, que atua no mercado livreiro há mais de 40 anos.
Licitações15/04Edital: PE/44/2010. Número da conlicitação: 4154211 No dia 15 de abril, o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Universidade Federal de Goiás - Pró-Reitoria de Administração e Finanças (GO), abre licitação para aquisição de livros. Mais informações: www.comprasnet.gov.br 20/04Edital: PR/108/2010 . Número da conlicitação: 4152259 No dia 20 de abril, a Prefeitura Municipal de Toledo (PR), abre licitação para aquisição de livros. Mais informações: (45) 3277-8819 E-mail: licitacao@toledo.pr.gov.br ou compras@toledo.pr.gov.br.
Participe e ajude a deixar o nosso informativo mais completoEscreva para comunicacao2@cbl.org.br e diga quais assuntos você deseja ver em nosso site e informativo eletrônico.

Nenhum comentário: