segunda-feira, 5 de abril de 2010

OLHAR ANDARILHO, COLETÂNEA LANÇADA EM PORTO ALEGRE

PREZADOS PARTICIPANTES DA COLETÂNEA "OLHAR ANDARILHO",

O universo da literatura é fascinante, não só pelas produções literárias, mas também pelos eventos pessoais em que somos envolvidos, como este, o Lançamento do livro “Olhar Andarilho“, Coletânea Cooperativada, em que sou a Escritora Homenageada pela ALPAS XXI, Instituição Literária que há onze anos constrói vínculos nas entrelinhas da prosa e da poesia, ao agregar o real e o imaginário à liberdade artística e cultural.
"Olhar Andarilho" prima pelo apuro formal e temático. Os textos e poemas nele publicados destacam-se pela graciosidade e encantamento dos temas, os quais são bastante diversificados. A linguagem utilizada por seus participantes é rica em imagens e símbolos, além de celebrar os sentidos e as diferentes emoções; construindo um universo mágico e lírico.
Falar da ALPAS XXI é vivenciar sentimentos e emoções indivisíveis, através das palavras, das imagens, das cores, da vida e das grandes amizades. Nossa caminhada literária tem sido repleta de momentos singulares e de muita afetividade, nascidos da percepção acurada sobre atos e gestos que exploraram uma linguagem – emoção simples e acolhedora.
Em 2000, tive o meu primeiro contato com as Escritoras e Poetisas Rozelia Rasia e Alba Pires Ferreira. Inicialmente, através de concursos; depois, com participações nas coletâneas. Cada momento foi um andar repleto de encantamento e magia, importantíssimos para eu encontrar ecos para outras aspirações.
Queridos Escritores e Amigos, no decorrer desses onze anos, a ALPAS XXI tem sido dignidade, amor, fraternidade, respeito e responsabilidade. À sua frente, duas grandes mulheres: Rozelia Scheifler Rasia, Presidente da ALPAS XXI, e Alba Pires Ferreira, Vice-Presidente – ambas educadoras, escritoras e poetisas singulares. Da ALPAS XXI, também fazem parte Escritores Líricos, Subjetivos, Articulados, assim como Escritores Objetivos, Experimentais e Formalistas que transpassam uma forte ligação com as tendências que se formaram na segunda metade do século XX, irradiando engajamento social, mistura de tendências estéticas e experimentalismo formal; logo, é a expressão do companheirismo, da harmonia e do amor universal.
Rozelia, Alba e Milton são ATIVISTAS CULTURAIS dinâmicos e encantadores e empenharam-se muito para que ESTA COLETÂNEA e ESTE MOMENTO fossem brilhantes e ímpares, através de comportamentos que enfatizam suas belezas interiores.
Serei eternamente grata às escritoras amigas, ao editor e a todos os participantes da Coletânea "Olhar Andarilho", pela qualidade expressiva dessa obra literária. Vejo-os como ourives dando forma aos ideais tão sonhados e aspirados.
Segundo Vilmar Sidnei Demamam Berna, “Escrever é como tirar uma fotografia instantânea do pensamento, da forma como observamos o mundo e as pessoas, num determinado momento de nossas vidas. Ao revelar, através da escrita, essa fotografia, revelamos a nós mesmos e, à medida que amadurecemos, nossa interpretação e sentimentos do mundo e das pessoas mudam, permitindo, ao reler nossos escritos antigos, nos comparar ontem e hoje, rever erros e acertos, corrigir a trajetória para o futuro.”
A todos, os meus sinceros agradecimentos e a certeza de que o ato de escrever, além de aguçar-nos a subjetividade e os estados de espírito da alma; também nos ensina a lidar com as adversidades da vida, sendo, às vezes, um refúgio, um ombro amigo e, acima de tudo, um caminho de encantamento e de magia.
Prezados Amigos, neste momento, sintam-se, carinhosamente, abraçados por mim. Obrigada.


Ilda Maria Costa Brasil
Porto Alegre, 26 de março de 2010.

Nenhum comentário: