terça-feira, 23 de março de 2010

14 DE MARÇO EM NATAL


O Dia da Poesia, 14 de Março, foi comemorado com estilo na Cidade de Natal.

Os poetas levantaram suas vozes e conclamaram os órgãos públicos de cultura a manifestação popular em praça pública nesse domingo colorido em palavras e emoções. O tradicional Café com Poesia na Varanda da FUNCARTE foi substituído por programação conduzida pelo especialista em cultura popular José Augusto, hoje, a frente da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira - FUNCARTE, no Largo Dom Bosco - Praça Augusto Severo e Museu da Cultura Potiguar, onde houve Mesa Redonda sobre Cultura Popular e homenagem a Seu Zé Saldanha (cordelista potiguar mais antigo em atividade). A mesa foi composta pelos pesquisadores Gutemberg Costa, Dra. Francinete da Especialização da UNP e aposentada da UFRN e orientadora de José Augusto, presidindo a mesa, o homenageado Zé Saldanha e o Presidente da Academia de Trovas do RN, José Lucas, também pesquisador da área. O auditório encontrava-se repleto de literatos, poetas, pesquisadores, acadêmicos, fotógrafos e público. O palco do evento foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, ocasionando desconforto aos artistas que iriam se apresentar, contudo serviu para garantir a integridade física aos presentes. Na praça, decorada com barracas de sebos, de cordelistas como Abaeté e José Acaci, também estavam expostas as obras produzidas pela SPVA/RN. Havia espaço destinado à degustação e saborosos quitutes regionais servidos pela artesã e esposa do poeta Paulo Varela, que se apresentou com a banda Véia. Jania Souza abriu o momento poético para os presentes que foram curtir a versatilidade da Senhora Poesia.
Na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, ocorreu mesa redonda com os poetas Alexandre Abrantes, João Xavier e Lívio Oliveira abordando falas poéticas.
No Natal Shopping, a Academia Feminina de Letras do RN montou exposição sobre Nísia Floresta em comemoração ao Dia da Mulher (08/03) e ao Dia da Poesia com visitação de 08 a 14/03/10. Encerrou no domingo com sarau das associadas e convidadas. Organização da Presidenta Zelma Furtado e da escritora Kacianni.
No Beco da Lama, a organização ficou a cargo da SAMBA com o patrocínio da Fundação José Augusto. Houve apresentações poéticas e musicais.
No Praia Shopping, sob a chancela do produtor cultural Zé Dias, a noite ficou a cargo de apresentações das poesias musicadas por Fagner.

Nenhum comentário: