sábado, 23 de janeiro de 2010

POEMAS DA POETA CEARENSE ROSA FIRMO QUE DEIXOU SAUDADES NO CORAÇÃO DA SPVA/RN - NOSSO ETERNO CARINHO


Metamorfose

O dia amanheceu prenhe
A crisálida já se rasgava em cores
Rompe o casulo
Em marcha silenciosa sem dores.
As flores esperam maduras
O beijo do colibri
Que transporta outra vida,
Para o jardim colorir.

O sol embalado em nuvens coloridas
Vaza sobre o rio sereno
As luzes da aurora
Enche a vida de esperança
Revigora o novo dia
Quando tudo é silêncio.


Rosicler do Alvorecer

Tenho retalhos brancos
Daquela alvorada amena e sutil
A clarineta a luz, os anjos, os santos,
O caminho, o rio, a flor azul anil.

O rosicler borda o tom da aurora e desce
Uma música de suave harmonia,
E o canto do pássaro se veste
De sons crescentes em simetria.

Sigo uma trilha velha e sinuosa
De cansadas veredas, enrugadas e fria,
Um sino no seu badalar saudosa
Entôo uma harmoniosa melodia.

Vale do Rosário

É um lastro verde onde canta o riacho
Inundando de beleza os vastos prados
Lá por trás a montanha onde o sol em facho
Ilumina com seus raios derramados.

O camponês fatigado despede-se do dia
Saúda o milharal verde que ali floresce
A cerca tremula na lama macia
O cristalino orvalho a flor umedece.

Os verdes prados exalam cheiro da gameleira,
Pássaros cantam na fronde do juazeiro
Num ritmo compassado tal orquestra

O cavalo azulão salta a porteira,
Come o verde capim no outeiro
A lua branca derrama luz sobre a floresta.




Orvalho

Quando acariciei a relva fria
No jardim da esperança
Minh mão iluminou-se
De uma magia delicada
Qual orvalho que permeia
As flores da madrugada.
Ah minha alma enluarou-se
E vibrou como criança
Deslumbrada pelos prados
Emoldurados de minhas lembranças.

Quando acariciei a chuva fina
No jardim da esperança
Senti uma exalação terna
Emanado da mão divina
Mão pura. Serena
E nessa energia inebriei-me
De uma magia doce e plena.




Alvorecer na Pipa
(poema crônica)

Desponta o rosicler do alvorecer
Buganvílias exuberantes pontilhadas
De gotas de orvalho cristalinas
Decoram a pousada escondida
No alto da colina.
Semente intumescida
Chora rasgando a espessa película
Para brotar nova vida.
O gatinho, ainda repousa manhoso
Afago-lhe com carinho
Na soleira da janela entreaberta
Com saudades do meu que ficou sozinho.

Pássaros alvissareiros
Parolam uma canção divina
Recepciono o amanhecer
Com alegria de menina.
Sagüis pulam de galho em galho
Nas árvores que circundam a piscina
Observam os visitantes de soslaio
Catam frutas e insetos
Para o café da matina.

Entre o verde da paisagem estamos nós,
Gomes, Vicente, Socorro, Diego e eu.
De repente a chuva cai,
Novos caminhos se abrem
Na curva da esperança
A dança das gotas deslizantes
Pura alegria para quem admira.
Entrego-me à dança líquida
Que embriaga minha alma
Envolta da magia do lugarejo.
Observo a pele da piscina
Encrespada pela chuva fina
Esses momentos de evasão
Potencializam-me, volto a ser menina.

Pipa RN, Julho de 2008


Manhã na orla de Atalaia

A vida é exígua para deixar jorrar todos meus planos.(em relação ao tempo perdido.).


Aos poucos as nuvens se desfaz
Desce uma chuva em finas lâminas
Sozinha, observo e recebo essa neblina
Como presente divino
Inaugurando a manhã.
Não hesito em descer
Banhar-me d’ água e da luz
Ver de perto os sanhaçus cantando,
A vida pulsando
Reminiscências oscilam lentas nas folhas
Vibra a manhã no mangue da orla de atalaia.
Tamanha alegria!
Repouso meu olhar,
Sobre o mar distante do calçadão,
O sol rasgando o véu da manhã
Vejo plataformas da Petrobrás
Em plena ação
Sugando no fundo mar
Petróleo para o mundo movimentar-se.
Regresso ao saguão do hotel,
Mas ainda volto meu olhar
Numa onda que alcança
Minha alma iluminada de beleza
Da exuberante natureza.

Orla de Atalaia Aracaju, 2008
Rosa Firmo

Nenhum comentário: