domingo, 2 de agosto de 2009

SARAU ESTAÇÃO DA LIRA EM SUA EDIÇÃO DE JULHO 2009 PRESTOU HOMENAGEM PÓSTUMA AO POETA HILTON DA CRUZ GOUVEIA


D. RINAURA GOUVEIA, ESPOSA DO ILUSTRE POETA FALECIDO - HILTON DA CRUZ GOUVEIA, RECEBE HOMENAGEM PÓSTUMA AO POETA ESCRITOR POR SUA RELEVANTE CONTRIBUIÇÃO À CULTURA POTIGUAR. FOI MEMBRO DA ACADEMIA DOS TROVADORES DO RN, DA ASSEN, PROFESSOR DA REDE PÚBLICA E DA UFRN, RESERVA DO EXÉRCITO BRASILEIRO E EX-COMBATENTE DA 2A. GRANDE GUERRA. PARTICIPAÇÃO EM VARIAS COLETANEAS NACIONAIS, COMO A DEL'SECCHI, A FILGUEIRA E NOS 5 VOLUMES DA ANTOLOGIA LITERARIA DA SPVA/RN, ONDE FOI HOMENAGEADO TAMBÉM EM VIDA. NA FOTO, M.C. GARCIA - VICE-PRESIDENTE; GERALDA EFIGÊNIA - PRESIDENTA; D. RINAURA GOUVEIA; JANIA SOUZA - CONSELHO FISCAL; PEDRO GRILO NETO - EX-PRESIDENTE E MEMBRO ATUAL DO CONSELHO FISCAL. - REGISTRO DO MOMENTO DE ENTREGA DA OUTORGA.

A noite de 30/07/09 encontrou às 19h, na varanda da Capitania das Artes, em Natal/RN, um emotivo sarau poético e musical para homenagear o mais recente encantado poeta Hilton da Cruz Gouveia. A indicação foi do poeta Pedro Grilo Neto, também companheiro do falecido na Academia dos Trovadores do RN. Indicação aceita por unanimidade na Assembleia da entidade como fez questão de registrar a Sra. Geralda Efigênia, atual Presidenta da SPVA/RN. M. C. Garcia declarou a imortalidade do Poeta através do legado da sua obra. Pedro Grilo enalteceu seu espírito desprendido, amigo, solidario. Jania falou do seu apoio às coletaneas da entidade, sempre disponível a participar e a incentivar as iniciativas culturais; gostava de receber os poetas em seu jardim para degustarem palavras e os quitutes oferecidos por D. Rinaura, que sentia prazer no convívio. Muito emocionada D. Rinaura agradeceu o apoio em todos os momentos de despedida do nosso querido amigo poeta, a quem deixamos o nosso até breve.
Entre música e poesia, os presentes leram obras em prosa e verso do homenageado, passeando em seu EU lírico, cômico e saudosista.
Jaime Galvão escolheu belíssimas melodias. Flauzineide Moura coordenou o cerimonial, além de cantar, declamar e tocar conforme o registro fotográfico. Américo Pitta com sua maviosa voz, dedilhou o violão, tirando acordes que tocaram o coração. Nezinho declamou e cantou seus maravilhosos cordeis e foi privilegiado com o acompanhamento de Flauzineide - Diretora de Eventos e Coordenadora do Projeto de Difusão da Literatura Feminina Potiguar, apresentando Cíntia, a mais nova escritora do projeto. Arlete Santos - homenageada do Sarau Espaço Canto do Mangue no dia 08/08/09, a partir das 19h - apresentou-se com galhardia. Os músicos Bruno Sérgio, vocalista e guitarrista, acompanhado de sua namorada Natália e Victor Hugo, percussionista e baterista da BANDA BRAGADUM, fizeram-se presentes ao evento. Carlos Magno apresentou-se acompanhado de Nezinho. Xavier esteve presente e M. C. Garcia reforçou o convite para a palestra no sábado no projeto Nossa Lingua Brasileira. A ajebiana Ninita compareceu com sua alegria contagiante e magníficas poesias. Beijos. Foi uma noite aconchegante e emocionante de pura saudade.



AMÉRICO PITA


NEZINHO E CARLOS MAGNO


ARLETE SANTOS


JAIME GALVÃO


CÍNTIA E FLAUZINEIDE MOURA


NINITA


TRIO: NEZINHO - JAIME GALVÃO - FLAUZINEIDE MOURA

Nenhum comentário: