quinta-feira, 2 de julho de 2009

SARAU NO CRO/RN SOB COORDENAÇÃO DO PRESIDENTE DA SBDE, DR. RUBENS BARROS

SARAUTERAPIA COM PALESTRA FOI SENSACIONAL!
O Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO/RN) promoveu em seu auditório na Rua Cônego Leão Fernandes, nº 619, mais um Sarau Lítero-Musical na agradável noite desta 4ª feira. O evento, que acontece na 1ª e na 3ª quarta-feira, vem se tornando uma referência importante, pois tem ajudado a muita gente através da integração com o ambiente altamente salutar em termos de Poesia, Música e confraternização, daí ser apelidado de “Sarauterapia”.
A partir de agora, até novembro, após o 1º Sarau que acontece sempre a partir das 18 horas, haverá um Ciclo de 5 Palestras, das 20 às 21 horas, sobre assuntos ligados à história em diversos segmentos; no 2º Sarau do mês, haverá somente as apresentações de Poesia & Música.
Inaugurando essa nova atividade, foi mostrado o tema “Um País e duas paixões: Futebol e Música”, a cargo do Cirurgião-Dentista e pesquisador GIVALDO SOARES, e cujos detalhes comentaremos mais adiante.
O sarau tem o tradicional apoio maciço da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), cujos componentes da Diretoria sempre participam, e coordenação da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE), na pessoa do seu Presidente, Rubens Barros de Azevedo.
Por ordem de chegada ao recinto, apresentaram-se os seguintes Poetas e Poetisas, com as respectivas obras, autorais ou de outrem: ROSA FIRMO (Suplente do Conselho Fiscal da SPVA) - “Ritmo outonal”; “Poetrix”; “XXVI”, do livro “As Flores do mal”, de Charles-Pierre Baudelaire; “NEZINHO”: Motes - “Papudinho pé de cana é pra morrer de cirrose”; “Você, meu bem, é a rosa mais linda do meu jardim”; “Quem maltrata a mulher morre sem a luz divina” - acompanhou ao violão as apresentações poéticas, fazendo fundo musical; JOSENILDO “BRASIL” (1º Tesoureiro da SPVA): “Sentido”; “Mulher, ser mulher”; DETH HAAK (“Poetisa dos ventos”): - “Hóstia - Criador e Criatura”, de Ana Albuquerque; “Sonho Impossível”, de Delasnieve Daspet; “Índio no acostamento”, de João José Machado - todas as obras são do livro antológico “Poetas pela paz e justiça social”; MARIA SORRENTINO (Poetisa italiana, de Nápoles) - Cantou (muito bem, aliás!) “Vita” e “Malafemmena”, de Totó e A. de Curtis, com direito a bis desta bela música; MC GARCIA (Vice-Presidente da SPVA) - Cordel para Luís Campos (trecho); “Bisaco de Pensador”, “Um instante”; MARIA JOSÉ BARRETO - “MAZÉ” - “No mundo da tecnologia”; IVETE RAMALHO - Cantou “Você Agora”; “Maria Candelária” (Armando Cavalcanti e Klécius Caldas); “Cidade Maravilhosa” (André Filho); SHEYLA RAMALHO - “Devolução”; JOSÉ LUIZ SÁ - “Reconciliação”; HELIODORO MORAIS - Cordel em homenagem ao irmão, Ricardo; GIBSON AZEVEDO - “As pedras”; JOÃO CARLOS - “Mãe”; CLÉBIA DA COSTA - “Tempos”; AGSLENE MARTINS - “Louvação” (Renato Caldas); ZÉ MARTINS: “A seca lá em nós”.
PALESTRA: Como estava programado, às 20 horas em ponto, o Presidente do CRO, EIMAR LOPES DE OLIVEIRA, fez a apresentação do Palestrante, que, em seguida, deu início à abordagem do tema “Um País e duas paixões: Futebol & Música”, fazendo-o de maneira bastante didática e dinâmica, em forma de projeção de slides e execução sincronizada das músicas inseridas no contexto do tema. Prendeu a atenção do lotado auditório, não só durante a Palestra, mas depois também, pois respondeu a inúmeras perguntas inteligentes e interessantes com bastante segurança, uma vez que, além de pesquisar a fundo o assunto, declarou-se apaixonado pelos temas.
PLATÉIA: Além dos já referidos, estiveram presentes, abrilhantando o evento, as seguintes pessoas:
- MARIVALDO SANTOS, componente da “Confraria da Amizade”, cujo Presidente é o palestrante, e que muito colaborou para o sucesso da Palestra, pesquisando as músicas - recebeu agradecimento especial do Palestrante; - JANETE SOARES, esposa do Dr. Givaldo, acompanhada das filhas, genro e netos; - LENILSON CARVALHO, componente da SBDE, da citada “Confraria”, e ex-Presidente do CRO; - MARCOS PAIVA, também componente da Confraria e igualmente ex-Presidente do CRO; - Poetisa LECY SÁ; - FLÁVIO AURÉLIO, convidado do Poeta João Carlos; PAULO FRANCISCO, Assessor de Imprensa do CRO; JANIA SOUZA, Poetisa componente do Conselho Fiscal da SPVA; AUZEH FREITAS, Poetisa, 1ª Secretária da SPVA, que, ao final, declamou a Poesia “Senzala”, autoral, em homenagem aos negros; o casal GINO E RITA MORELLI, amigos de longa data do Dr. Givaldo; MARCOS SALES, Ex-Presidente da APERN (Associação dos Protéticos Dentários do RN) e sua esposa VALDINETE SALES. Fica o convite para o próximo Sarau, dia 15.07, das 18 às 21horas.

Nenhum comentário: