sábado, 21 de março de 2009

SPVA/RN PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS COMEMORAÇÕES DO 14/03/09 EM NATAL/RN

Texto: Jania Souza Fotos: Vilmaci Viana



Zenildo César,Sebastião, Deth Haak, Dean Sena, Hilda Furacão, Acaci, Vivi (www.vivieventos.blogspot.com) - Poetas e Afins SPVA/RN no Café da Poesia oferecido pela Prefeitura do Natal durante as comemorações do Dia da Poesia - evento tradicional já há 30 anos, quando começou na Galeria do Povo, tendo por um dos coordenadores Eduardo Alexandre, nosso Dunga, poeta e artista plástico - foram 03 dias em que a poesia brilhou intensamente no céu de Natal - 13/03/09, abertura antecedeu o Dia 14 de Março.




Poetisa dos Ventos, Deth Haak, representa nessa foto SPVA/RN, ladeada pelos homenageados no Café da Poesia por todos os poetas e cidadãos potiguares. Nosso aplauso inconteste ao Poeta NEY LEANDRO DE CASTRO e ao Poeta VOLONTÈ.


Poetisa dos Ventos, Deth Haak, representando a SPVA/RN ao lado da Prefeita MICARLA DE SOUZA e do Presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, entidade da administração pública municipal, patrocinadora e organizadora do evento.


A SPVA/RN teve participação constante em todas as programações de comemoração do Dia da Poesia em Natal através de seus associados sempre presentes e atuantes.
As poetas Rosa Firmo, Do Céo e Cíntia Gushiken coordenaram as Oficinas de Poesia (12/03/09) na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira na FUNCARTE, manhã, e no Teatro Municipal Sandoval Wanderley, tarde, no bairro do Alecrim com participação em cena de Socorro Alvarenga sob patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, Capitania das Artes, nas gestões da Prefeita Micarla de Sousa, do artista plástico César Revorêdo (Presidente FUNCARTE) e coordenação da atriz, escritora e diretora de teatro Cláudia Magalhães (Chefe do Núcleo de Literatura da entidade pública municipal).
No dia 13/03, coordenaram recital ao lado do Poeta Plínio Sanderson que homenageou os poetas Ney Leandro de Castro e Volonté. Em seguida, houve apresentação do Poeta Acaci, antecedendo a mesa redonda, abordando "Os Novos Caminhos da Poesia Potiguar" com mediação do Poeta Lívio Oliveira e participação dos poetas: Plínio Sanderson, Eduardo Alexandre, Iara Carvalho(Currais Novos/RN), Jania Souza e Ney Leandro de Castro.
O almoço foi no Restaurante do SESC à Avenida Rio Branco a convite da Diretora Glaunice, madrinha de fundação da SPVA/RN. Participaram os poetas Pedro Grilo Neto (Presidente SPVA/RN), Ciano, Do Céo, Cintia Gushiken, Sebastião, Josenildo Brasil, Zenildo César, Deth Haak, Dean de Sena, Zé Martins, Agslene, Jania Souza, D. Salete, Hilda Furacão, Jaime Galvão e Paulo Alves (poeta paraense de visita à cidade).
O Ônibus da Poesia, coordenado por Zé Martins (declamação de poesia dentro dos ônibus coletivos urbanos e nos shopping's contou com atuação de Agslene, Zenildo César, D. Salete, Hilda Furacão, Josenildo Brasil, Sebastião, Dean de Sena, Jaime Galvão.
Jania e Deth Haak dirigiram-se a Casa do Cordel do Poeta Abaeté na Rua Vigário Bartolomeu, onde ocorreu sarau à medida que chegavam os frequentadores. Registro a presença dos poetas: Tonha Mota, Antônio Francisco - Mossoró/RN (imortal da Academia Brasileira de Poesia Popular), Deth Haak, Jania Souza; de Currais Novos/RN, Wescley Gama (Prêmio Luis Carlos Guimarães 2007 e Menção Honrosa no mesmo ano no Zila Mamede, Iara Carvalho (Prêmio Zila Mamede 2006), Luna Carvalho (Menção Honrosa no Prêmio Luis Carlos Guimarães 2008); registrou-se ainda a presença do poeta radialista Marcos Carvalho, Erick Lima (artista plástico) e do anfitrião, Erivaldo Leite de Lima, nosso poeta Abaeté.
Ao cair da tarde, apresentaram-se, dentre outros, os Poetas Elétricos, liderados pelo Poeta Carito. Grande espetáculo.
Às 19h, o Mestre José Saldanha recebeu o Título de Cidadão Natalense pelo seu trabalho pela cultura do estado, indicação do Vereador George Câmara, sugestão do ícone cultural potiguar, poeta e militante político, Mery Medeiros. A sessão da Câmara foi em sua residência, presidida pelo Vereador Hermano Morais e presença de vereadores, políticos, artistas, fãs e familiares. O ex-prefeito Carlos Eduardo fez questão de homenagear o Poeta com sua presença. Foi um momento magnífico abrindo as comemorações do Dia 14 de Março. Parabéns ao Mestre de 91 anos já homenageado no Sarau Estação da Lira promovido pela SPVA/RN.
As comemorações do dia 13/03 encerram-se no Bar Bardallo's de propriedade do agitador cultural Lula, com direito a muita poesia, irreverência e show musical do Poeta Wescley Gama e presença de grandes nomes da literatura potiguar, como: Cefas Carvalho, Rizolete Fernandes, Plínio Sanderson, Graça Faro, Plínio Faro, Geraldinho Carvalho, José Ferreira, a cantora Maristela, presença da Diretora do Museu de Arte Popular Djalma Maranhão e seu esposo, Cláudia Magalhães organizadora do evento pela Capitania das Artes, que a meia noite tocou o sino do Bardallo's saudando o nascer do 14 de Março na cidade de Natal/RN. Os poetas e afins da SPVA/RN agradecem a essa mulher dinâmica e incansável comprometida com a cultura potiguar, que brilhantemente organizou e coordenou as atividades de comemoração ao Dia da Poesia com direito a 03 dias de muita poesia para a cidade de Natal. Encerrando com a Caravana da Poesia em ônibus da prefeitura para a Praia de Ponta Negra, onde artistas desfilaram acompanhados por palhaços pernas de pau pela avenida e areia da praia, em declamação e saudação ao Dia Nacional da Poesia sob o comando do Poeta Plínio Sanderson (Presidente da SAMBA) e presença maciça da SPVA/RN (Deth Haak, Jania Souza, D. Salete, Hilda Furacão, Jaime Galvão, Zenildo César, Emmanoel Iohanan, Dean de Sena), Grupo de Dorinha Timóteo, Barroca e músicos, que incandeceram o palco montado frente ao mar com o fulgor ímpar da Senhora Poesia. Em seguida, ocorreu o show do Poeta Zé Martins, ex-presidente da SPVA/RN, seguido do espetáculo do ilustre cantor potiguar Isac Galvão.


POETA, COMPOSITOR E MÚSICO ZÉ MARTINS

A programação da Fundação José Augusto, gestão do Poeta Crispiniano Neto, contou com Alvorada na Fortaleza dos Reis Magos e declamações dos Poetas Auzeh Freitas, Dean Sena e Vilmaci Viana (Vivi), pela manhã.


VIVA 21 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA POESIA
POETA AUZÊH FREITAS, PRIMEIRA SECRETÁRIA DA SPVA/RN, REPRESENTA A ENTIDADE NA ALVORADA DA POESIA NA FORTALEZA DOS REIS MAGOS, CUMPRIMENTA O POETA CRISPINIANO NETO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO E PROMOTOR DO EVENTO


POETAS SPVA/RN - AUZÊH FREITAS, DEAN DE SENA, VIVI VIANA - PRESENTES NA ALVORADA POÉTICA NA FORTALEZA DOS REIS MAGOS NO DIA DA POESIA

Às 11h, esses participaram do Balaio Poético no Calçadão da João Pessoa e da Feijoada no Bar da Nazaré no Beco da Lama, quando foi lançado número da Revista Preá da FJA com shows até o final da noite do Dia 14.


VIVI DECLAMA NO BALAIO DA POESIA DA PROGRAMAÇÃO DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO NO CALÇADÃO DA JOÃO PESSOA EM FRENTE AS LOJAS C&A


DETH HAAK, A POETISA DOS VENTOS, DECLAMA NO BALAIO DA POESIA


SECRETÁRIA DA SPVA/RN, AUZÊH FREITAS E A DEPUTADA FEDERAL FÁTIMA BEZERRA - PRESENÇAS NO BALAIO DA POESIA

Excelente a cobertura da imprensa às comemorações. Matérias em jornais escritos e falados. Entrevistas com poetas dando cor e mobilidade a grande estrela do evento.
Aplausos a imprensa natalense comprometida com a cultural e com os interesses da população. Aos repórteres e jornalistas ficam registrados os agradecimentos unânimes.
Diário de Natal; Tribuna do Norte; Jornal de Hoje; On line; TV Ponta Negra; InterTV. Yuno, Sérgio Vilar, Cefas Carvalho, nosso beijo fraterno de admiração.

A Ciranda Poética na FUNCARTE ocorreu com grande presença, mesmo estando grande parte dos seus artistas em apresentações. Mas Jania Souza ainda chegou com tempo de apresentar-se, inclusive com seus convidados: Barroca, Dorinha Timóteo e os músicos do grupo que cantaram e tocaram para a platéia presente, registro a presença ainda dos poetas: M. C. Garcia (na coordenação da Ciranda do sábado 14/03), Ciano, Nezinho, Jesuína Wanderley, Arlete Santos, Socorro Alvarenga e demais presentes.
Às 20h, parte dos presentes rumo para o show de Jessier Quirino no Beco da Lama e os demais dirigiram-se ao Espaço Canto do Mangue, Praça Por do Sol, onde se realizava o Sarau do Canto do Mangue sob coordenação do Poeta Jaécio Carlos com apoio da SPVA/RN, participação da Banda TAYO DA GATA e admiradores, que nesse 14/03/08, homenageou a estrela da poesia de cordel e filósofa ROSA RAMOS REGIS a quem debulhamos nossos aplausos, rosas e nossa admiração. Parabéns aos poetas pelo dia de luta em prol da divulgação e da reflexão da importância da poesia para a cidadania.


SPVA/RN E O CANTO DO MANGUE


POETA ROSA RAMOS REGIS


POESIAS EM QUADRO DE PVC AFIXADAS NOS QUIOSQUES DO CANTO DO MANGUE - PRAÇA DA POESIA - PROJETO DO POETA JAÉCIO CARLOS


POETA JAÉCIO CARLOS LADEADO POR VIVI E PELA DRA. ANA KÁTIA

Nenhum comentário: