quarta-feira, 18 de março de 2009

CADERNO VIVER DO JORNAL TRIBUNA DO NORTE COM EXCELENTE NOTÍCIA SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA POESIA EM NATAL PELO JORNALISTA YUNO SILVA


Café, cordel e muita poesia
14/03/2009 - Tribuna do Norte

Yuno Silva - Repórter


O dia de hoje tem um sabor especial: versos adocicados e poemas coloridos pairam sobre o frenético corre-corre nosso de cada dia. Neste sábado, pare (por alguns minutos), pense positivo e inspire-se! Sim, inspire-se pois hoje é o Dia Nacional da Poesia, criado em homenagem ao poeta baiano Castro Alves (1847-1871).

Uma das datas mais festejadas pelos artistas potiguares, a programação do Dia da Poesia em Natal – planejada pela Fundação Cultural Capitania das Artes – ganhou forma e força ontem (sexta, 13) com o lançamento dos concursos literários Othoniel Menezes (poesia) e Câmara Cascudo (prosa), durante o já tradicional café da manhã Poético.

Sob a coordenação da atriz e escritora Cláudia Magalhães, os concursos permanecem com o mesmo formato de edições anteriores: para se inscrever no Prêmio Othoniel Menezes, os interessados precisam enviar à Funcarte 40 poemas inéditos; enquanto que o Prêmio Câmara Cascudo está aberto para textos (prosa, romances) igualmente inéditos. “A grande novidade deste ano é que, além do prêmio em dinheiro, os vencedores dos concursos terão seus textos publicados pela Funcarte”, informou Magalhães. O prêmio em dinheiro será de 3 mil reais para cada categoria.

Quem esteve no lançamento foi o poeta e escritor Lívio Oliveira, vencedor do Prêmio Othoniel de Menezes em 2004. Lívio acredita que os escritores terão um estímulo a mais para participar: “A iniciativa é extremamente louvável, essencial! O escritor quer ver é seu trabalho publicado”, afirmou o poeta, que também foi mediador da mesa redonda “Os novos rumos da poesia potiguar”. O debate reuniu os poetas Ney Leandro de Castro, Plínio Sanderson, Eduardo Alexandre, Jania Souza e Iara Carvalho (poetisa de Currais Novos).

O café teve participação do cordelista José Acaci, da poetisa Deth Haak, artista Ivo Maia, repentistas, cantadores, do grupo circense Tropa Trupe e outros membros da Sociedade dos |Poetas Vivos e Afins (SPVA-RN), além de uma homenagem aos poetas Nei Leandro e Volonté. Os atores Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico também apresentaram performance interpretando textos de Paulo Dumaresq e do cordelista Zé Saldanha, 91 anos. Não por acaso, Zé Saldanha, natural de Santana do Matos, recebeu ontem o título de cidadão natalense – homenagem proposta pelo vereador George Câmara (PcdoB).

Hoje é o dia da Fundação José Augusto botar sua programação na rua. A partir das 8h tem a alvorada poética na Fortaleza dos Reis Magos. Às 10h30 será lançado o Balaio Poético, no centro da Cidade Alta, do Calçadão da av João Pessoa até Beco da Lam.a Ao meio-dia tem feijão poético no Bar de Nazaré. Às 14h, tem show e recital e Tribuna Livre para os poetas de todas os cantos da cidade. Shows de Alcatéia Maldita, Antonio Francisco, encerrando com show de Jessier Quirino.

Nenhum comentário: