quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SARAU DE ENCERRAMENTO LETIVO NA ESCOLA MUNICIPAL DALVA DE OLIVEIRA

Na noite de 26/11, Jania Souza, encontrou-se com o professor de Literatura Kassios Araújo no Posto Ipiranga da avenida Bernardo Vieira e dirigiram-se ao Vale Dourado, bairro localizado na Zona Norte de Natal, rumo à Escola Municipal Dalva de Oliveira, local onde se realizaria palestra sobre Literatura Potiguar proferida pelo jornalista, escritor, pesquisador, Dr. Tarcísio Gurgel para o turno noturno do EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS).
A palestra foi um verdadeiro sucesso para encanto dos alunos, professores e convidados, que passearam com Tarcísio Gurgel pelos criadores literários potiguares como Auta de Souza, Jorge Fernandes, Deífilo Gurgel, Iracema Macedo, Diva Cunha, Diógenes da Cunha Lima, Câmara Cascudo dentre outros. Em um linguajar acessível e agradável, levando às vezes ao sorriso, pelos comentários espirituosos.
Ao término da palestra, foi servido um gostoso jantar de paçoca com arroz doce, sugestão do promotor do evento, professor Kassios Araújo à Direção da Escola.
Os trabalhos reiniciaram com a fala e declamações da poeta Jania Souza, representante da SPVA/RN, que na última quinta-feira de outubro, no Sarau Estação da Lira na Capitania das Artes entregou o Prêmio de Poesia Poeta Janilson Dias de Oliveira a dois alunos da escola, Marinete e Altair, conforme registro neste blogger. Momento em que o professor dos premiados realizou o convite para participação nesse evento, sendo prontamente atendido. Ao final da apresentação, presenteou a Biblioteca com sua obra Rua Descalça e o 4o. volume da Antologia Literária da entidade organizada por ela.
Os alunos começaram suas apresentações, sendo um momento muito emocionante para todos, inclusive pela qualidade das leituras e performances. Professores empolgados, pediram também para declamar. E ocorreu o inesperado, ninguém pediu para sair ou acabar. Relutaram em abandonar o recinto até altas horas. Então Jania sugeriu uma foto coletiva para registro do momento, pois a decoração havia sido preparada com muito carinho por Rodrigo.
A Direção da Escola Municipal Dalva de Oliveira agradeceu a presença de todos e demonstrou imenso carinho pela parceria com a SPVA/RN. Essa, a cada ano que passa, percebe não ser em vão o seu trabalho de divulgação dos poetas potiguares, de incentivo à leitura e descoberta de novos talentos, sempre promovendo mecanismos de construção de um pensamento crítico e construtivo da cidadania através da literatura.

Nenhum comentário: