quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BOLETIM DO PNL (PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO)

Edição nº 125 - 13 a 19/10/2008

Projeto leva leitura a comunidades de baixa renda em Serra Negra

O projeto Leitura Viva, da instituição Trilhas da Palavra, tem como foco ampliar a capacidade leitora de estudantes na faixa etária entre 6 e 14 anos. Sua principal ação consiste na articulação de uma rede de bibliotecas que circulam entre a Zona Rural e Urbana de Serra Negra, beneficiando diretamente cerca de 600 crianças desta cidade do interior de São Paulo. Além de distribuir e promover a troca de livros, o projeto, associado ao Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), faz mensalmente uma roda de leitura, na qual as pessoas falam sobre suas experiências com o mundo do livro.

Paradas de ônibus e leitura em Brasília

Buscando atingir a população de baixa renda que utiliza o transporte público na Asa Norte do Distrito Federal, o projeto Parada Cultural - Biblioteca Popular disponibiliza, em pontos de ônibus, quiosques com livros e atividades culturais desenvolvidas gratuitamente. Participante do Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), o programa atinge cerca de 20 mil pessoas, incentivando e proporcionando fácil acesso à literatura, diminuindo, assim, as fronteiras culturais entre as diferentes classes sociais.

Inscreva sua ação no PNLL

O PNLL está construindo um Mapa de Ações pelo livro e pela leitura, sistematizando os programas, projetos e eventos e abrindo o site para cadastro de ações. São quatro os eixos estratégicos: Democratização do acesso, Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização da leitura e comunicação; e Desenvolvimento da economia do livro. As informações para preeenchimento do cadastro estão disponíveis aqui.

Jean-Marie Gustave Le Clézio é o novo Nobel de Literatura

O prêmio Nobel de Literatura de 2008 é o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. Segundo a academia sueca, a escolha se deu por se tratar de uma obra de ruptura, com "inovações e aventuras poéticas que exploram a humanidade além da civilização dominante". O autor é considerado em seu país como um dos maiores nomes da língua francesa da atualidade e receberá o prêmio de 1 milhão de euros no dia 10 de dezembro, dia da entrega dos prêmios. Os outros prêmios Nobel deste ano são: Yoichiro Nambu, Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa, na Física; Osamu Shimomura, Martin Chalfie, Roger Y. Tsien, em Química; Harald zur Hausen, Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier, em Medicina; o finlandês Martti Ahtisaari no Nobel da Paz e Paul Krugman no prêmio para economia.

Feira do Livro de São Luís traz seminário sobre políticas públicas

A II Feira de São Luís, que termina no dia 19 de outubro, apresentou nos dias 10 e 11 o Seminário "Políticas Públicas do Livro e Leitura", que contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Política Nacional do Livro e da Leitura, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do PROLER, da Fundação da Biblioteca Nacional e do Sistema Nacional de Bibliotecas. Na ocasião foram discutidos temas como a construção da sociedade leitora e o papel da formação de leitores no Brasil. O PNLL esteve presente na figura de seu secretário-executivo, José Castilho Marques Neto, que revelou as realidades e perspectivas para o Plano Nacional do Livro e Leitura.

Livro no Dia da Criança

Em São Paulo, em 12 de outubro se comemora o Dia da Criança, como em todo o país, e também o Dia da Leitura. Este ano, foram realizadas diversas ações e iniciativas para divulgar o livro e a leitura, como o projeto Brincar de Ler, que incentiva a leitura de histórias. Também aconteceu o lançamento do projeto PraLer - Prazeres da Leitura. Dividido em três frentes (Ampliando Horizontes da Cidadania, PraLer no Centro e PraLer no Parque), o evento contou com uma programação com atividades lúdicas e entrevistas com autores infantis voltadas ao parque, ocorridas na Casa das Rosas. O projeto Dia da Leitura no Brasil está em tramitação no Senado.

Estudos do Livro

Foi lançada uma nova revista eletrônica que aborda o mundo do livro, a Biblion. A finalidade, conforme consta em seu regimento, é "publicar artigos, relatos de experiência, textos técnicos e resenhas dentro de sua temática, entre outros, sobre a história do livro, da leitura, da imprensa, das artes gráficas, da biblioteca, da bibliofilia, da circulação e representação de conhecimento escrito, além da conservação e restauro de obras e coleções especiais". O acesso ao conteúdo é livre. E também já está disponível o quarto número da Revista iberoamericana de derecho de autor, publicada pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América (Cerlalc).

Feira do Livro de Porto Alegre começa a tomar forma

A Feira do Livro de Porto Alegre tem início no dia 31 de outubro, mas os preparativos para recepcionar o público já começaram. As bancas que comportam os livreiros estão sendo montadas e, como no ano passado, estão concentradas em torno da Praça da Alfândega. Além disso, haverá espaços alternativos, como o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Memorial do Rio Grande do Sul. O patrono dessa edição será o escritor Charles Kiefer e o estado a ser homenageado é Pernambuco.

Google fecha acordo com mais de 100 editoras no Brasil

Apesar de não obter a licença para digitalizar os arquivos da Biblioteca Nacional, o Google fechou diversas parcerias com editoras no Brasil. Neste processo, a editora cede 100% do conteúdo de seus livros ao portal e trechos dele são divulgados na Internet, facilitando o acesso a livros por parte dos leitores. Na Espanha, o site Bubok se aliou ao sistema de buscas, permitindo que qualquer autor que publique o livro através da página européia tenha 20% de seu livro disponível para consulta de forma imediata. O Google anuncia ter digitalizado mais de um milhão de livros procedentes de 20 mil editoras de todo o mundo.

Feira de Frankfurt será aberta em meio a crise global

Apesar da grande preocupação com a queda das bolsas de valores na economia mundial, a Feira de Frankfurt espera uma grande movimentação nos estandes do evento a partir do dia 15 de outubro. O número total de participantes aumentou se comparado com o ano anterior, justificando o otimismo dos organizadores. Só o número de editoras turcas no evento, país que é o convidado de honra deste ano, aumentou em quase 100%. Já o espaço das editoras de lingua inglesa cresceu 2% em relação a 2007.

Novo acordo ortográfico atinge verificadores ortográficos de softwares de texto

Os softwares de edição de texto também precisarão se adequar ao novo acordo ortográfico, que muda 0,5% da grafia das palavras no Brasil. O BrOffice já disponibilizou a atualização, ainda em fases de teste, na qual o usuário pode enviar sua colaboração caso note um erro na transposição das palavras. A Microsoft também anunciou a modificação em seu programa, mas não deu um prazo exato para que isso aconteça. Ambas as produtoras permitirão que os usuários façam essa atualização gratuitamente na Internet.

Inscrições prorrogadas para a Comissão Estadual de Incentivo à Cultura no Ceará

As entidades e associações artísticas que desejarem indicar candidatos para compor a Comissão Estadual de Incentivo à Cultura (CEIC) do Ceará têm até o dia 31 de outubro para efetuarem as suas inscrições. Podem indicar candidatos as Associações Civis de Fins Culturais e Entidades de Artistas que estejam devidamente cadastradas no Sistema de Informações Culturais (SISCULT) devendo estas indicar nomes ligados às áreas de artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, música, arte digital, literatura e patrimônio material e imaterial. Os participantes do CEIC são responsáveis pela apreciação técnica de programas, projetos e ações culturais que serão posteriormente submetidas ao Mecenato Estadual. Para mais informações, clique aqui.

Dicas de leitura

Cartas Chilenas, de Tomáz Antônio Gonzaga
Amigo leitor, arribou a certo porto do Brasil, onde eu vivia, um galeão, que vinha das Américas espanholas. Nele se transportava um mancebo, cavalheiro instruído nas humanas letras. Não me foi dificultoso travar, com ele, uma estreita amizade e chegou a confiar-me os manuscritos, que trazia. Entre eles encontrei as Cartas Chilenas, que são um artificioso compêndio das desordens, que fez no seu governo Fanfarrão Minésio, general de Chile.
Logo que li estas Cartas, assentei comigo que as devia traduzir na nossa língua, não só porque as julguei merecedoras deste obséquio pela simplicidade do seu estilo, como, também, pelo benefício, que resulta ao público, de se verem satirizadas as insolências deste chefe, para emenda dos mais, que seguem tão vergonhosas pisadas.
Um D. Quixote pode desterrar do mundo as loucuras dos cavaleiros andantes; um Fanfarrão Minésio pode também corrigir a desordem de um governador despótico.
Eu mudei algumas coisas menos interessantes, para as acomodar melhor ao nosso gosto. Peço-te que me desculpes algumas faltas, pois, se és douto, hás de conhecer a suma dificuldade, que há na tradução em verso. Lê, diverte-te e não queiras fazer juízos temerários sobre a pessoa de Fanfarrão. Há muitos fanfarrões no mundo, e talvez que tu sejas também um deles, etc.
... Quid rides ? mutato nomine, de te
Fabula narratur...
Horat. Sat lª, versos 69 e 70."
Leia o texto na íntegra

O Uraguai, de José Basílio da Gama
"Fumam ainda nas desertas praias
Lagos de sangue tépidos e impuros
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos. Dura inda nos vales
O rouco som da irada artilheria.
MUSA, honremos o Herói que o povo rude
Subjugou do Uraguai, e no seu sangue
Dos decretos reais lavou a afronta.
Ai tanto custas, ambição de império!
E Vós, por quem o Maranhão pendura
Rotas cadeias e grilhões pesados,
Herói e irmão de heróis, saudosa e triste
Se ao longe a vossa América vos lembra,
Protegei os meus versos. Possa entanto
Acostumar ao vôo as novas asas
Em que um dia vos leve. Desta sorte
Medrosa deixa o ninho a vez primeira
Águia, que depois foge à humilde terra
E vai ver de mais perto no ar vazio
O espaço azul, onde não chega o raio."
Leia o poema na íntegra

Favoritos

Juan Carlos Onetti
"Tenho culpa de ser um mestre? Sei fazer bem as coisas, não tenho culpa que os outros não saibam. A única diferença é essa. Não sou culpado, senhora, não sou. Deus assim me fez, só me resta cumprir. O mito (é verdadeiro) no fundamental: calúnias, ignorância, desconhecimento dos fatos. Sigo vivendo e o mito cresce. Sou pior a cada dia.
- Não crê que o mito tem um pé na sua literatura?
Não, minha literatura é uma literatura de bondade. E quem não vê isso é burro.
- Por quê escreve?
Escrevo para mim. Para meu prazer. Para meu vício. Para minha doce condenação.
- Como escreve?
Estupendamente
- Seja sincero
Sim, senhora. Não entendi a pergunta
- Bem, quero dizer se escreve a partir de um plano previamente elaborado. Se sabe exatamente onde vai chegar. Sei o que vai se passar.
Não sei como vai passar. Se soubesse como, não escreveria."
Trecho de Entrevista de entrevistas

Biografia
Página oficial do autor
Trecho de entrevista de Onetti para a televisão, onde comenta o conto El infierno tan temido (em espanhol)
Discurso de Onetti na cerimônia de entrega do Premio "Miguel de Cervantes", que venceu em 1980.
Site do filme Nuit de Chien (Esta Noite), de Werner Schroeter, adaptado do romance Para esta Noche de Onetti
Reportagem sobre o livro El viaje a la ficción, de Mario Vargas Llosa, dedicado Onetti
Onetti por Eduardo Galeano

Cursos e Palestras

Pequenas intervenções de conservação em livros e documentos
ABER
Quando: início em 15 de outubro, das 18h às 22h
Conteúdo:Serão estudados os materiais de qualidade arquivística utilizados nas intervenções, bem como as técnicas de pequenos reparos em papéis e adesivos.
Docente: Norma Cianflone Cassares
Local: Rua Machado de Assis, 222 cj 2 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5579-6200
E-mail: aber@aber.org.br

Contadores de História
Estação das Letras
Quando: 01 a 08 de novembro - das 10h às 15h
Conteúdo: A oficina trabalhará, além da narrativa tradicional do contador, a possibilidade de utilizar os recursos cenicos para facilitar a visualização da história
Docente: Fátima Café
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3237.3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Literatura: Modos de usar
Centro Universitário Maria Antonia
Quando: 03 a 24 de novembro, segundas, das 16h às 18h
Conteúdo: O curso abordará as várias formas de relação entre a literatura e a crítica literária a partir de autores como Paul Valery e Jorge Luis Borges, analisando a partir disso os desdobramentos das críticas na cultura contemporânea.
Docente: Roberto Zular
Local: Rua Maria Antonia, 294, 3º andar - São Paulo - SP
Telefone: 3255-7182 - ramal 32 e 33
E-mail: cursosma@usp.br

Nos labirintos de Borges
Poiesis sociais de cultura
Quando: Início em 10 de outubro, segundas, das 19h às 20h
Conteúdo: O curso discutirá os aspectos das obras e do universo simbólico do autor e da obra do argentino Jorge Luís Borges.
Docente: Julio Pimentel Pinto
Local: Avenida Paulista, 37 - São Paulo, SP
Telefone: (11) 3285-6986
E-mail: contato@poiesis.org.br

Agenda nacional

2ª Salão do Livro de São Luís
9 a 19 de outubro
Mais informações

Feira Nacional de Jaguariúna
22 a 26 de outubro
Mais informações

54ª Feira do Livro de Porto Alegre
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
13 a 21 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Curitiba
4 a 16 de novembro
Mais informações: feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Agenda internacional

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
15 a 19 de Outubro
Mais informações

Feira Internacional do Livro de Santiago (Chile)
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Istambul (Turquia)
1º a 11 de novembro
Mais informações

Miami Book Fair (Estados Unidos)
9 a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Oslo (Noruega)
21 a 23 de novembro
Mais informações

Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México)
29 de novembro a 7 de dezembro
Mais informações

28ª Feira do Livro Ricardo Palma (Peru)
30 de novembro a 12 de dezembro
Mais informações

Prêmios Literários

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH)
Período de inscrições: até 24 de outubro
Aberto a: instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação.
Premiação: R$ 15 mil ao vencedor de cada categoria e R$ 5 mil ao segundo lugar.
Mais informações

7º Concurso de Contos - Instituto Popular de Arte e Educação e Biblioteca Leverdógil de Freitas
Período de Inscrições: até 31 de outubro
Aberto a: jovens de 13 a 17 anos e adultos acima de 18 anos
Mais informações

Prêmio Cidade de Porto Seguro - Crônicas
Período de inscrições: até 30 de novembro de 2008
Premiação: Serão publicados todos os textos em livro alusivo, em janeiro de 2009
Mais informações

35ª Seleção Anual FNLIJ - Prêmio FNLIJ 2009 (Produção 2008)
Período de inscrições: até 31 de dezembro
Aberto a: todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa.
Mais informações

5º Prêmio Barco a Vapor
Período de inscrições: até 28 de fevereiro de 2009
Aberto a: a todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos.
Premiação: R$ 30 mil
Mais informações

VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009
Período de inscrições: 30 de junho de 2009
Premiação: um contrato de edição e impressão
Mais informações

Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.

Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

Nenhum comentário: