quinta-feira, 2 de outubro de 2008

AMÉLIA SPARANO - HOMENAGEM DA APPERJ

A APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro comunica o falecimento da escritora/poeta AMELIA SPARANO no dia de hoje. Seu sepultamento será amanhã, dia 03 de outubro, às 11h, no cemitério Real Grandeza, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. O corpo será velado na capela n° 4.


Amelia, aos 89 anos, em recital na Casa de Cultural da Universidade Estácio de Sá, Campus Rebouças/Rio Comprido/Rio/RJ, no evento da APPERJ,
UPPA - Um Poeta Passou por Aqui

AMELIA SPARANO (17 ago 1912 / 02 out 2008) - trechos da entrevista cedida à app Márcia Leite, para a Revista Literária Plural n°2 (OFICINA), em 2006. Nasceu em Turim, Itália. Apaixonada por música, principalmente por Bach. Conheceu Carlos (futuro marido), quando ele cursava o colégio com seu irmão *Franco. Um dia Franco convidou Carlos e outro amigo até sua casa. Exímio dançarino, intentava ensinar-lhes alguns passos de dança, mas os amigos não gostaram, pois sentiam-se feitos de ‘dama’. A pedido do irmão desceu para dançar, meio a contragosto, ‘duas ou três músicas’ com cada um dos convidados. Mas Carlos não a deixou dançar com o outro, ocupando Amelia por muito mais que três danças. Amelia se divertiu com a conversa daquele rapaz, muito jovem, de porte atlético, remador, alto (Amelia é mignon). Durante uma dança, ele a desafiou – após Amelia ter dito ser uma excelente nadadora – para uma corrida no mar, cujo prêmio, se ele ganhasse, seria um beijo. Divertida e confiante na vitória, Amelia concordou com a aposta. No dia seguinte, lá estavam. Para surprêsa do rapaz, Amelia ganhou a corrida. Mais duas, em dias diferentes, aconteceram, sempre com o mesmo resultado. Na terceira, entre braçadas – já mais lentas... – ele foi contando sua vida para a moça. No final da corrida, ele disse: – Perdi de novo, mas vou tentar o beijo. Amelia fecha os olhos como se revivendo aquele momento e nos diz: – “Sentindo aquele beijo, pensei: ele é apenas um menino de 16 anos” e ouvi claramente uma voz no meu ouvido dizendo: “É, ele tem apenas 16 anos, mas você vai casar com ele.”
Membro da UBE - União Brasileira de Escritores, do PEN Clube do Brasil, Sociedade Eça de Queiroz. Premiada escritora. Publicou: MOEDA CORRENTE; A ESPECTADORA; ANOS DE FOGO; MEDITAÇÕES; MEDITANDO (poesia bilíngüe).

............................................

Tremíamos

atraídos

irresistivelmente,

nossos lábios salgados

lentamente

se aproximando

a realizar desejos represados.

..............................................

(trecho de Primeiro beijo, in Meditando, Ed. Comunità, 2006)


Sérgio Gerônimo / Pres. da APPERJ
www.apperj.com.br

Nenhum comentário: