quinta-feira, 17 de julho de 2008

APRESENTAÇÃO DA SPVA/RN POR EMMANOEL IOHANAN




SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RIO GRANDE DO NORTE


No ano da graça de 1997, aos 12 dias do mês de junho, com o propósito de aglutinar e propagar os trabalhadores da cultura da nossa Capital como também, do Rio Grande do Norte e inserindo-os, principalmente, nas escolas públicas de ensino, como também, em abrigos, livrarias, simpósios, congressos, praças, logradouros e até presídios, etc., visando oferecer-lhes estímulo e subsídios para a consecução de suas práticas intelectuais, foi fundada a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVA/RN.
Digo com toda convicção que a cultura e a arte em nosso Estado, abrange dois períodos: ANTES e DEPOIS da SPVA. Na época, não se tinha tanta divulgação da arte e do artista potiguar. Somente alguns intelectuais e acadêmicos, difundiam seus trabalhos através dos meios de comunicação local. Porém, com a criação da SPVA, a cultura do Rio Grande do Norte tomou forma e ganhou novos rumos. Hoje, após 11 anos de existência da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, que serviu de espelho para outras instituições e abriga doutores, professores, varredores, etc., o que se vê em Natal (sede da Entidade), é um MAR DE POESIAS e de FAZEDORES DE CULTURA desenvolvendo e propagando os seus trabalhos. A SPVA é instituída por pessoas que amam a arte e a cultura de uma forma geral e abrangente. Para isso, se doam voluntariamente na propagação da nossa cultura e dos nossos artistas.
Em nosso Estado, como também no Brasil e outras partes do mundo, ainda, acontecem muitos entraves quando se fala em apoio à cultura. É que na cabeça de algumas autoridades governativas, iniciativas como as da SPVA, que propaga o artista menos expressivo e periférico, não é viável. Viável para eles é, mostrar os grandes nomes da literatura e artística brasileira e mundial.
Sabemos que o IMPÉRIO CAPITALISTA, visa, é claro, O CAPITAL. Como a verdadeira arte, que é a arte produzida pelo povo e para o povo, não gera fundos na proporção que eles almejam, logo, o apoio é descartado. Porém, como diz um adágio popular "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", a Sociedade dos Poetas Vivos segue sua trajetória na esperança de que um dia um novo quadro na política cultural seja pintado.


Natal / RN, 03 de julho de 2008


Emmanoel Iohanan - 1° Tesoureiro e Assessor de Eventos da SPVA/RN

Nenhum comentário: