quarta-feira, 11 de junho de 2008

11 ANOS DE SPVA/RN por JANIA SOUZA

São 11 anos de atividades ininterruptas no fazer literário em terras potiguares, sempre a divulgar autores e demais artistas da terra, participando ativamente da formação de novas platéias através do incentivo à leitura utilizando como ferramentas poéticas recitais, saraus, feiras, palestras em escolas, universidades, feiras, bibliotecas, livrarias, shopping's, ônibus, centros comunitários, mercados públicos, hospitais, penitenciárias. Em qualquer local da cidade, a qualquer momento um poeta SPVA/RN apresenta-se e nesse fazer pético mantem viva a tradição local de que em cada esquina há um jornal e um poeta, despertando e incentivando o surgimento de novos talentos locais.
Comprometida com a afirmação do autor no mercado cultural, reivindica políticas públicas para a área e trabalha lado a lado com os poderes constituídos como parceira e colaboradora, sempre atenta a questão da cidadania. Sua fundação coincidiu com um momento de inércia cultural na cidade e de lá para cá, vem com apoio, incentivo e colaboração às entidades culturais congêneres por acreditar na força emanda da união de interesses para fotalecer e desenvolver o mercado editorial da cidade (UEB/RN; Academia Feminina de Letras RN; Memorial da Mulher; AJEB/RN; dentre outras).
Edita coletâneas literárias em co-produção editorial e financeira com os autores, já tenco lançado cinco volumes, que a cada novo lançamento aprimora-se, primando, também, pela capa, cartão de apresentação da obra, sendo critério rigoroso a escolha de tela de artista plástico da cidade para compor a arte da mesma, valorizando a publicação.
Encontra-se com a Coletânea Literária 10 anos SPVA/RN, projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão desde 04/09/07 com Certificado de Captação emitido pela Secretaria da Lei. Contudo ainda não conseguiu patrocinador para viabilizar esse grande projeto cultural, que pretende distribuir 10.000 exemplares da obra gratuitamente nas escolas públicas da cidade com recitais de lançamento, divulgação do apoio do governo municipal através da renúncia fiscal e divulgação da marca e serviços ou produtos do patrocinador, que contribuirá com apoio a obra cultural de incentivo à leitura, formação de platéia, despertar novos valores e divulgar autores da terra por meio da democratização do acesso ao bem livro.
Mantém permanentemente com apoio da FUNCARTE e da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira os eventos divulgados a nível nacional e internacional, tendo recebido o ator e diretor Pery Sales, dentre outros visitantes ilustres de outras localidades nacionais e internacionais. A Ciranda Poética realiza-se todo sábado a partir das 17h no Auditório da Capitania das Artes - aberto ao público, que pode participar das atividades artísticas (leituras, declamações, música, causos, histórias, informes) e o Sarau Estação da Lira toda última quinta feira do mês a partir das 19h com lançamento de livros, apresentações musicais, declamações, homenagem ao artista da terra que contribuiu para a formação da identidade cultural potiguar.
Parceira no I Congresso Mundial dos Poetas do Mundo, Natal um Mar de Poesia e Paz a realizar-se no mês de agosto 2008 sob organização da Poetisa dos Ventos, Deth Haak, Cônsul dos Poetas do Mundo para o RN e Embaixadora da Paz por Genebra, além de sócia da SPVA/RN.
A Caravana SPVA/RN faz-se presente em todos os eventos culturais, políticos e sociais da cidade, participando, analisando e emitindo sua opinião como forma de contribuir para a construção da cidadania em busca da justiça social em uma cultura de paz em equilíbrio com o meio ambiente.
Seu primeiro presidente, hoje, Presidente de Honra da entidade, jornalista e poeta Paulo Augusto; sucedido pelo poeta, compositor, cantor Zé Martins. Sendo o poeta, artista plástico, cantor Pedro Grilo Neto seu atual Presidente com apoio da Diretoria Executiva composta pelo Vice-Presidente poet, pesquisador Américo Pira; Primeira Secretária poeta Auzêh Freitas; Segundo Secretário poeta M. C. Garcia; Primeiro Tesoureiro poeta Emmanoel Iohanan; Segundo Tesoureiro poeta Cíntia Gushiken; Direção de Eventos poeta Jania Souza. O Conselho Fiscal tem por Presidente a poeta Arlete Santos; poeta Zé Martins e o aforista Conde Abbate.
Nesses 11 anos de atuação, a SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte firmou-se no cenário cultural da cidade, sendo solicitada sua participação por todos os seguimentos, principalmente escolas, seu próximo passo é a luta por uma sede para abrigar seu acervo; espaço próprio para promover regularmente oficinas de poesia; museu do poeta potiguar; auditório com palco; biblioteca; enfim infra-estrutura própria para proporcionar acomodação e guarda do patrimônio material fomentado pelo patrimônio imateral, legado de todos os autores à humanidade.
Parabéns a SPVA/RN, entidade cultural sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública nas esferas municipal e estadual, que plantou raízes em 12/06/07 e solidificou-se nesses 11 anos com seriedade, responsabilidade ética, comprometida com a cultura potiguar.



CONVITE

COMEMORAÇÃO 11 ANOS SPVA/RN

Dia: 12 de Junho
Local: Shopping Orla Sul
18 horas - Sarau Poético, SPVA/RN
19 horas - Abertura da Exposição

Nenhum comentário: